Dietas ricas em fibras são arma contra a resistência dos antibióticos em bactérias intestinais

Esse é o resultado um estudo publicado por cientistas do Serviço de Pesquisa Agrícola e seus colegas no mBio [ https://journals.asm.org/doi/10.1128/mbio.00101-22 ].
Adultos saudáveis ​​que comem uma dieta diversificada com pelo menos 8-10 gramas de fibra solúvel por dia têm menos micróbios resistentes a antibióticos em seus intestinos.

Micróbios que têm resistência a vários antibióticos comumente usados, como tetraciclina e aminoglicosídeos, são uma fonte significativa de risco para as pessoas em todo o mundo, com a expectativa amplamente difundida de que o problema da resistência antimicrobiana (AMR) – o termo que se refere a bactérias, vírus e fungos que são resistentes aos antibióticos - provavelmente piorará nas próximas décadas.

A resistência antimicrobiana nas pessoas é amplamente baseada em seu microbioma intestinal, onde os micróbios são conhecidos por carregar estratégias geneticamente codificadas para sobreviver ao contato com antibióticos.

“E os resultados levam diretamente à ideia de que modificar a dieta tem potencial para ser uma nova arma no combate à resistência antimicrobiana. E também não estamos falando de uma dieta exótica, mas de uma dieta diversificada, adequada em fibras, que alguns americanos já comem”, explicou a bióloga molecular Danielle Lemay, do ARS Western Human Nutrition Research Center, em Davis, Califórnia, e líder do estudo.

Neste estudo, os pesquisadores estavam procurando associações específicas dos níveis de genes de resistência a antibióticos nos micróbios do intestino humano com fibras e proteínas animais em dietas de adultos.

Os pesquisadores descobriram que comer regularmente uma dieta com níveis mais altos de fibra e níveis mais baixos de proteína, especialmente de carne bovina e suína, estava significativamente correlacionado com níveis mais baixos de genes de resistência antimicrobiana (ARG) entre seus micróbios intestinais. 
Aqueles com os níveis mais baixos de ARG em seus microbiomas intestinais também tinham uma maior abundância de micróbios anaeróbicos estritos, que são bactérias que não prosperam quando o oxigênio está presente e são uma marca registrada de um intestino saudável com baixa inflamação.
Espécies bacterianas da família Clostridiaceae foram as anaeróbias mais numerosas encontradas.

Mas a quantidade de proteína animal na dieta não foi um dos principais preditores de altos níveis de ARG.
A evidência mais forte foi para a associação de maiores quantidades de fibra solúvel na dieta com níveis mais baixos de ARGs.

“Surpreendentemente, o preditor mais importante de baixos níveis de ARG, ainda mais do que fibra, foi a diversidade da dieta. Isso sugere que podemos querer comer de diversas fontes de alimentos que tendem a ser mais ricos em fibras solúveis para obter o máximo benefício”, acrescentou Lemay.

A fibra solúvel, como o próprio nome sugere, se dissolve em água e é o principal tipo de fibra encontrada em grãos como cevada e aveia; leguminosas como feijão, lentilha e ervilha, sementes (como sementes de chia) e nozes; e algumas frutas e vegetais como cenouras, frutas vermelhas, alcachofras, brócolis e abóbora.

Na outra extremidade dos dados, descobriu-se que as pessoas que tinham os níveis mais altos de ARG em seus microbiomas intestinais tinham microbiomas intestinais significativamente menos diversificados em comparação com grupos com níveis baixos e médios de ARG.

“Nossas dietas fornecem alimento para micróbios intestinais. Tudo isso sugere que o que comemos pode ser uma solução para reduzir a resistência antimicrobiana, modificando o microbioma intestinal”, disse Lemay.

No total, 290 adultos saudáveis ​​participaram do estudo.

“Mas isso ainda é apenas o começo, porque o que fizemos foi um estudo observacional, e não um estudo no qual fornecemos uma dieta específica para os indivíduos comerem, o que permitiria mais comparações diretas”, disse Lemay. “No final, as intervenções dietéticas podem ser úteis para diminuir a carga da resistência antimicrobiana e podem motivar diretrizes alimentares que considerarão como a nutrição pode reduzir o risco de infecções resistentes a antibióticos”.

O Serviço de Pesquisa Agrícola é a principal agência de pesquisa científica interna do Departamento de Agricultura dos EUA. Diariamente, a ARS se concentra em soluções para problemas agrícolas que afetam a América. Cada dólar investido em pesquisa agrícola resulta em US$ 17 de impacto econômico.

Comentários

Postagens mais visitadas