Novo estudo destaca alimentos tradicionais como fundamentais para a saúde e o bem-estar dos povos tradicionais

 Amylark Lorwood

O Naskapi (Nascapi, Naskapee, Nascapee) ou Naskapi Innu são os inquilinos da Primeira Nação Innu de uma região conhecida como Nitassinan por muitos Innu, que inclui a grande maioria do leste de Quebec e Labrador, Canadá.

Um estudo recente da Assembleia das Primeiras Nações, da Universidade de Ottawa e da Université de Montréal descobriu que a comida tradicional é a base da saúde e do bem-estar dos povos das Primeiras Nações. Infelizmente, as Primeiras Nações experimentam quatro vezes a taxa de insegurança alimentar que a população não indígena, bem como níveis desproporcionais de doenças relacionadas à nutrição.

Primeiras Nações é um termo usado para descrever grupos indígenas, que vivem dentro e fora de reservas e que não são Métis ou Inuit. Existem 643 comunidades das Primeiras Nações em todo o Canadá, com uma população total  de aproximadamente 510.000. Dentro das comunidades das Primeiras Nações, a comida tradicional possui imenso valor nutricional, cultural e espiritual.

Estudo de Alimentos, Nutrição e Meio Ambiente das Primeiras Nações  (FNFNES) é o estudo mais abrangente sobre sistemas alimentares e saúde das Primeiras Nações já realizado no Canadá. Ao longo de 10 anos, envolveu aproximadamente 6.500 pessoas de 92 Primeiras Nações para avaliar a qualidade da dieta, nutrição, estado de saúde, segurança alimentar, qualidade da água potável e segurança alimentar.

De acordo com os pesquisadores do estudo  , os povos das Primeiras Nações foram anteriormente excluídos dos estudos do Canadá sobre saúde e nutrição ou foram engajados em taxas muito baixas. Usando uma metodologia de pesquisa participativa baseada na comunidade, cientistas, instituições acadêmicas e pesquisadores comunitários das Primeiras Nações trabalharam de forma colaborativa para coletar dados e tomar decisões.

Dr. Malek Batal, co-autor do FNFNES, disse ao Food Tank: “Como pesquisadores, temos que fazer um balanço da história colonialista. Este estudo… foi um dos primeiros a funcionar desta forma. Agora é praticamente uma prática padrão.”

Segundo Batal, o estudo demonstra que a alimentação tradicional é saudável e principalmente segura. “O aspecto que precisa ser trabalhado é... a segurança alimentar e a qualidade da dieta. [Isso] não significa dizer às pessoas o que comer. O problema é de acesso.”

Por milênios, as Primeiras Nações colheram alimentos caçando, pescando e coletando. Além de contribuir com nutrição crítica para a dieta dos povos das Primeiras Nações, a colheita de alimentos tradicionais aumenta o bem-estar e a aptidão física dos membros da comunidade. Mas o FNFNES constata que as mudanças climáticas, as políticas coloniais e atividades como mineração industrial, silvicultura e práticas agrícolas destrutivas ameaçam esses sistemas alimentares tradicionais. Segundo o FNFNES, mais da metade de todos os adultos relatam que essas barreiras os impedem de colher alimentos tradicionais.

Uma média de  48% das Primeiras Nações experimenta insegurança alimentar, em comparação com 12% da população canadense. As altas taxas de insegurança alimentar decorrem de políticas coloniais que limitam a disponibilidade, qualidade e segurança dos alimentos tradicionais. Como resultado, os povos das Primeiras Nações aumentaram gradualmente a ingestão de alimentos comprados em lojas que geralmente têm baixo teor nutricional e/ou são ultraprocessados. Isso levou a níveis desproporcionais de doenças crônicas relacionadas à nutrição, incluindo doenças cardíacas, anemia, obesidade, câncer e diabetes.

Os povos das Primeiras Nações experimentam diabetes com o dobro da taxa da população canadense, que o estudo descobre estar associada à  exposição a poluentes  encontrados principalmente em peixes. Além disso, 74% dos adultos das Primeiras Nações são obesos, em comparação com 60% da população geral no Canadá.

O estudo também descobriu que grandes peixes predadores nos territórios das Primeiras Nações têm altos níveis de mercúrio, e há níveis elevados de chumbo em amostras de mamíferos e aves. Isso é particularmente preocupante para mulheres em idade fértil, porque esses poluentes podem  prejudicar  fetos em desenvolvimento e crianças pequenas.

De acordo com o estudo, a qualidade da água potável em 30% dos domicílios também é afetada por níveis excessivos de metais, destacando a necessidade de melhorar os sistemas de tratamento de água.

Os pesquisadores esperam que o FNFNES forneça aos povos e formuladores de políticas das Primeiras Nações os dados necessários para defender uma maior soberania alimentar e proteção ambiental. De acordo com a Universidade de Ottawa, algumas comunidades já estão usando os dados para desenvolver programas que abordam a insegurança alimentar e a contaminação de alimentos tradicionais.

A  Autoridade de Saúde das Primeiras Nações  (FNHA) é um parceiro de saúde e bem-estar para mais de 200 comunidades das Primeiras Nações. Kathleen Yung, especialista da FNHA nas áreas de Alimentação Saudável e Segurança Alimentar, disse ao Food Tank: “Os dados do FNFNES informaram maneiras de a FNHA trabalhar internamente e com parceiros externos para garantir que o acesso aos alimentos possa ser centralizado em torno dos alimentos tradicionais”.

Os pesquisadores do FNFNES também estão lançando um novo  estudo nacional  sobre a saúde das crianças e jovens das Primeiras Nações, que é o primeiro estudo com foco nessa população.

Apesar da multiplicidade de desafios, o povo das Primeiras Nações continua a demonstrar sua resiliência e autodeterminação. Mas Batal diz que eles precisarão de apoio político e financeiro adequado do governo canadense para fazer a mudança.

“Sem a ajuda do governo nada pode acontecer. [Esta é] munição para as comunidades pedirem mais”, disse Batal ao Food Tank.

Foto cortesia de FNFNES

Comentários

Postagens mais visitadas