Os confortos flexíveis da Agua de Jamaica.

As memórias da pequena chef RAHANNA BISSERET MARTINEZ, sobre o Hibisco.

Bisseret Martinez mal tinha altura para chegar ao topo do fogão quando começou a cozinhar com a mãe aos seis anos.

Quando tinha 10 anos, a jovem cozinheira começou a se desafiar encontrando receitas online que queria fazer. Os clássicos programas de culinária de Julia Childs, B. Smith, Lagasse e outras celebridades culinárias eram programas de TV obrigatórios para o aspirante a cozinheiro. “Todos aqueles chefs realmente influenciaram meu amor por cozinhar porque a maneira como eles cozinham na TV é muito apaixonante”, diz Bisseret Martinez.

Aos treze anos, Rahanna Bisseret Martinez apareceu na primeira temporada do Top Chef Spin-off Top Chef Junior como finalista. 

Ela continuou a competir em uma variedade de competições de TV de alimentos. 

Logo depois, Rahanna foi convidado a criar cardápios de comidas para eventos corporativos e especiais. 

Ao mesmo tempo, Rahanna estava interessado em estabelecer relacionamentos com o mundo da culinária e passar o tempo no funcionamento interno diário de restaurantes finos. Rahanna estagiou no Chez Panisse Café, Mister Jiu's, Emeril's, Gwen LA, Compère Lapin, Ikoyi, Californios e outras instituições culinárias. Rahanna Bisseret Martinez inspira-se na natureza e no mundo das comidas finas. 

A culinária de Rahanna é influenciada pelos hábitos alimentares da Califórnia, do México e do sudeste da Louisiana de sua mesa de família. 

Agora aos dezesseis anos, Rahanna continua sua educação, profissional. 

RECEITA: Punch de Hibisco de Abacaxi

O hibisco pode ser adoçado, temperado e resfriado para um chá "escolha sua própria aventura".



Algumas das minhas memórias favoritas de infância foram viagens de verão de minha casa na Califórnia para visitar o condomínio de minha abuelita em Chicago. 

As amigas da minha mãe costumavam me visitar com bandejas de jerk caseiro, bolo de abacaxi de cabeça para baixo, macarrão com queijo estilo jamaicano, peixe frito, verduras e repolho cozido. E permeado por tudo isso estava o aroma ácido do concentrado de chá de hibisco da minha avó, ou, como ela chama, Jamaica (pronuncia-se “ha-my-kah”).

Subindo as escadas e contornando as escadas de madeira até o quarto andar, onde ela mora perto da margem do lago, antecipei a bebida antes mesmo de cheirá-la. Como eu disse meus olá, e minha avó me contou tudo sobre sua semana, o chá escuro e sem açúcar, em tons de cranberry, estava resfriado e pronto para ser misturado com água, uma colher de açúcar ou xarope de agave. Em ocasiões especiais e feriados, misturávamos suco de abacaxi fresco a essa bebida já doce e azeda, acrescentando algumas notas frutadas à bebida floral. 

Apenas um gole dessa combinação me traz de volta às celebrações familiares com pratos cheios de enchiladas de cogumelos e espinafre da minha mãe e feijão cozido lentamente da panela. Qualquer que fosse a comida na mesa, uma constante tranquilizadora seria uma jarra de Jamaica púrpura escuro.

Conhecida como flor de Jamaica, as profundas frondes marrons que dão sabor e cor a este chá não vêm das pétalas do hibisco, mas de suas sépalas, que crescem ao redor da base da flor da flor. 

A planta é nativa da África Oriental, África Ocidental, Índia e Malásia. A crueldade do Maafa (Holocausto Transatlântico Escravizado da África) não guarda muitas precisões históricas relacionadas à humanidade dos africanos, mas sabemos que a flor foi trazida para as Américas por africanos. 

Os registros de plantação de 1700 mostram que ela foi cultivada no Brasil e na Jamaica antes dessa época.

Hoje, as expressões regionais do chá de hibisco variam em todo o mundo. É conhecido como azedinha na Jamaica, saril no Panamá, grajeab na Tailândia, bissap no Senegal e carcadè na Itália . 

No Haiti, a bebida é misturada com gengibre e às vezes um pouco de rum. 

O chá de hibisco pode ser saboreado quente, frio e com diferentes sabores e adoçantes como gengibre, limão, menta, mel, agave e canela. Existem abordagens modernas que adicionam água mineral para dar um toque borbulhante ou que a misturam com um chá como camomila ou menta para adicionar mais notas de ervas.

Quando bebo este chá, é uma lembrança de família. Mas também estou participando de uma conversa e experiência familiar global. Negros, mexicanos, indígenas e todas as mulheres de cor têm sido a espinha dorsal da indústria de alimentos por gerações, cozinhando para suas famílias e comunidades. Posso creditar a essas mulheres (mulheres como minha avó e minha mãe) por realmente me ensinarem o amor pela comida. Quando consigo compartilhar essas receitas, isso traz um novo tipo de história - uma onde uma receita simples, como o chá de hibisco, tem um legado em constante evolução e vida própria. Quando uma pessoa adota essa receita e a serve em uma festa, a história do chá de hibisco é contada mais uma vez.

RECEITA: Punch de Hibisco de Abacaxi

Por mais que tenhamos sido levados a acreditar que a canja de galinha “curará a alma” da maioria das pessoas, a comida reconfortante é sua própria categoria irracional, ilógica e totalmente subjetiva. 

Em  Don't Call It Comfort Food , uma série de ensaios TASTE, os escritores compartilham as receitas (e não receitas) que definem o conforto para eles. Na coluna do mês passado, Nico Vera escreveu sobre o combinado peruano que reúne espaguete e batata em perfeita harmonia de queijo.

Comentários

Postagens mais visitadas