Em Salvador, Cozinheiras, Quituteiras, Baianas de Acarajé, Guardiães, estão fazendo uma revolução na preservação dos saberes tradicionais ligados à culinária e a ancestralidade.

Memória, Saberes e Ancestralidade essa é a voz dos povos originários, e mais do que nunca, essa voz precisa ser ouvida.

Elas estão em sintonia com os princípios de um mundo mais diverso, com a igualdade de direitos, de preservação dos povos e da salvaguarda de nossa cultura.
Elas são protagonistas da sua própria história e estão em consonância com os princípios da Década Internacional Afrodescendente, instituída pela ONU em  com o tema “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, um momento 
oportuno para reconhecer a contribuição significativa feita pelos afrodescendentes às nossas sociedades, bem como propor medidas concretas para promover sua inclusão total e combater todas as formas de racismo, discriminação racial.









Jussara Moreira Santos, 43 anos, nasceu em São Francisco do Conde, é uma Guardiã GT de Culinária ancestral da EMUNDE.

Tabalha na produção de Pamonha, Beiju e Polo da Palha, para Eventos e Delivery  Caldos e Culinária do Mar - Pescados e Mariscos 

"Aprendi com  minha mãe e à 27 Anos comecei a vender a Pamonha nas Ruas de São Francisco do Conde, em um carrinho de mão para sustentar meus filhos, por isso tenho muito respeito pelo meu ofício.

Ao me separar intensifiquei este trabalho, para ganhar mais e assim me aproximei da Secretaria de Cultura, que me colocou nas Festas da Cidade, para vender a Pamonha pela Manhã e Caldos pela noite, tendo feito entrevistas para Redes de Tvs da Bahia, por este trabalho."

Tambem representei a Culinária do Município em Eventos Populares em Salvador e Universidades .
"Com o Tempo fui entendendo a Importância  da Relação com as Casas de Farinha do Município, por ter um preço melhor para produção das Massas do Beiju, Pamonha e Bolo na Folha."
Vimos com o tempo a necessidade de colher folhas de Banana preservando o Bananal,  sem danificar, mantendo a ecologia do lugar

Aprendi tambem com minha mãe à dobra da Folha da Banana, e sua higienização, o que tenho muito orgulho  e  felicidade de manter."

As Pamonhas, Bolo na Palha e Beijus são alimentos tradicionais, que dão sustento a muitas família  e com isso, e por isso Jussara se dedicar à cada detalhe na Produção destes Alimentos.

Para melhorar o meu sustento e da familia, me dedico a Culinaria do Mar, com vendas de Caldos em Festas, Delivery e Fim de  Semana, o Mesmo faço nos fins de Semana com Mariscos e Pescados, preparando e abrindo  uma espécie de Leilão para os pratos de Pescados e Mariscos. 

Mas nosso trabalho de maior força são as Pamonhas,  e a proteção das Casas de Farinha e a promoção do associativismo entre nossas parceiras do GT.

O maior desafio e desejo hoje, é ver este trabalho reconhecido e valorizado
Temos que batalhar pela valorização deste trabalho, que é  um Patrimônio Importante de São Francisco do Conde e da Bahia, sinto uma grande emoção está fazendo parte deste trabalho. 
Certamente é a Rede Emunde, quem mais nos incentiva, promovendo nosso trabalho, nos Colocando como Guardiã da  Pamonha e atualmente a Construção da Rota da Culinária de São Francisco do Conde, propondo inovações e um novo olhar sobre nossa culinária tradicional.

Que sugestão daria para potencializar estes Saberes entre os mais jovens?

Promover a Venda das Pamonhas para Secretaria de Educação como merenda, para Secretaria de Cultura e Turismo seus eventos, realizando Oficinas de Conhecimento Tradicional da Culunaria e Fortalecimento da Rota da Culinária de São Francisco do Conde, atraindo visitantes que possam contribuir com a sustentação deste trabalho.
.

Comentários

  1. Sou filho de São Francisco do conde e conhecedor da culinária de Jussara , suas pamonhas são umas delícia, um trabalho artesanal que deve ser preservado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas