POR QUE ESTOU ABANDONANDO O RÓTULO VEGANO?

Minha jornada vegana começou em 2012, quando aprendi sobre os benefícios de uma dieta baseada em vegetais no meio ambiente.

Na época, eu estava competindo no concurso de beleza Miss Terra pela primeira vez. Miss Earth é um concurso de beleza internacional com tema ambiental sobre a promoção da consciência ambiental .

Isso me expôs à ideia de assumir responsabilidade pessoal pelas mudanças climáticas, reduzindo minha pegada de carbono individual.

Como resultado do que aprendi, adotei uma dieta pescatariana/vegana na universidade. Isso foi bem fácil porque sou intolerante à lactose e os ovos me dão náuseas, então só precisei retirar a carne e o peixe da minha alimentação do dia a dia. Também decidi remover todas as fontes não sustentáveis ​​de óleo de palma do meu estilo de vida.

Eu segui essa dieta enquanto estava na universidade e depois seguia uma dieta mais relaxada em casa, onde eu desfrutava das incríveis refeições nigerianas que minha mãe preparava com amor. No entanto, antes do final do meu tempo na universidade, tornei-me um vegano estrito e minha mãe serviria refeições veganas alternativas para mim quando eu voltasse para as férias.

Hoje, reflito sobre essa jornada e o sentimento que ser vegano me dá e como isso se tornou um auto-identificador.

Eu notei essa mudança pela primeira vez enquanto mochila pela Ásia em 2016 com minha irmã mais nova.

Estávamos em um barco para o Laos para uma estadia em casa e os moradores estavam pescando peixe para o jantar, mas eu, por causa da minha dieta, me recusei a comê-lo. Durante toda a viagem – por mais sustentável que fosse a fonte de peixe ou carne – abstive-me de participar das festas. Após reflexão, considerando que o motivo original do meu estilo de vida vegano era a sustentabilidade e a redução da minha pegada de carbono, reconheço que essa foi de fato uma das raras oportunidades que tive de comer carne e peixe sem comprometer meus princípios.

Mas o rótulo “vegano”, a marca e a sensação de que as pessoas estavam tentando me pegar ou me penalizar não deixaram espaço para uma abordagem lógica. Na verdade, lembro-me de ter optado por comprar uma baguete antes de embarcar no barco e comê-la durante toda a viagem de dois dias, em vez de arriscar um momento de “pegadinha” das outras pessoas que viajavam conosco.

Eu era um daqueles veganos que pregam essa ideologia e envergonham os outros. Contribuí para uma crescente polaridade entre veganos como eu e o resto da sociedade. Eu estava agarrado a um grupo que adota uma identidade que assume e encoraja seus membros a agirem cegamente.

Mito: Um estilo de vida vegano é mais sustentável

Sim e não!

Eu tinha lido a estatística: “um estilo de vida vegano reduz a pegada de carbono em duas toneladas de carbono” e aceitei pelo valor nominal. No entanto, a sustentabilidade deve sempre ser considerada de forma mais holística em termos de fatores econômicos, sociais e ambientais.

Aqui estão algumas perguntas que desafiam o estilo de vida vegano em termos econômicos, ambientais e sociais:

  • Qual é o impacto do cultivo de grãos no meio ambiente e no ecossistema?
  • Qual é o impacto de uma dieta baseada em grãos na saúde física e mental?
  • Como os alimentos de marca vegana (substitutos de carne, etc.) impactam o meio ambiente?
  • Um estilo de vida vegano é simplesmente um transtorno alimentar socialmente aceitável?
  • Qual é o impacto do aumento do veganismo na indústria agrícola?

Sustentabilidade Social – Saúde:

Quando me tornei vegana, fiquei anêmica. Em uma dieta vegana, você pode aumentar o ferro comendo vegetais de folhas verdes, grãos, nozes, sementes e alimentos enriquecidos, como cereais. No entanto, o ferro em alimentos vegetais não é tão facilmente absorvido, então a ingestão de referência dietética dos EUA recomenda que vegetarianos e veganos comam 1,8 vezes o ferro da população em geral.

Pessoalmente, ingerir fontes de ferro à base de plantas não foi suficiente para mim, então me receitaram suplementos de ferro.

No entanto, o uso de suplementos de ferro provou ser prejudicial a longo prazo. De acordo com um relatório da Neurobiologia do Envelhecimento sobre a prevenção da doença de Alzheimer: “O excesso de cobre e outros metais pesados ​​como o ferro podem dificultar a eliminação de beta-amilóide, um tipo de placa que pode bloquear certas comunicações celulares e levar à morte das células nervosas”.

Existem outras consequências para a saúde a longo prazo para vegetarianos e veganos.

De acordo com um relatório da Waitrose, 1 em cada 8 pessoas na Grã-Bretanha é vegana ou vegetariana.

No entanto, o impacto a longo prazo da dieta está apenas vindo à tona. Zoe Harcombe, pesquisadora de nutrição em saúde pública e vegetariana há 20 anos, disse em um artigo recente para o inews: “Não tenho ideia do dano a longo prazo que causei ao meu corpo.

O dia em que parei foi o dia em que percebi que precisava consumir 39 ovos diariamente ou uma lata pequena de peixe oleoso para obter 15mcg de vitamina D. O triste fato da nutrição é que os alimentos de origem animal são os mais densos em nutrientes e corremos grandes riscos evitando esses alimentos.” (Leia mais em: https://inews.co.uk/news/health/aseem-malhotra-mother-died-early-vegetarian-diet-cause/ )

Parece que uma dieta vegetariana e vegana sem suplementação simplesmente não fornece o suficiente dos minerais necessários que provaram ser importantes. Eu diria que qualquer dieta que precise de suplementos diários não é ideal para a saúde ou sustentável a longo prazo. Por favor, veja minha postagem no blog – Biohacking sua saúde para saber mais sobre isso.

Sustentabilidade Ambiental – Junk food vegan:

Pessoalmente, meu corpo luta para lidar com a soja, resultando em inchaço, retenção de água, uma mudança na forma do corpo e um sistema digestivo perturbado.

A soja é um componente principal em muitas alternativas de carne vegana e junk food vegana. 

A escola de saúde pública de Harvard tem um estudo muito detalhado que considera o impacto da soja nas pessoas com base na etnia, níveis de estrogênio existentes, etc., onde afeta doenças cardíacas, menopausa, câncer de mama, câncer de próstata, memória e função cognitiva e função da tireóide ( https ://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/soy/ ).

Este é apenas um dos muitos estudos que fornecem uma visão sobre as potenciais implicações negativas de dietas veganas amplamente adotadas com produtos como a soja.

Esses estudos também levantaram grande preocupação sobre a natureza superprocessada da soja que está sendo servida. Por exemplo, a soja acumula e absorve herbicidas que são perigosos, o óleo de soja tem alto teor de ômega 6 que pode causar inflamação e bloquear a digestão de proteínas devido aos inibidores de protease.

O maior problema com uma dieta rica em soja é que você está comendo alimentos altamente processados.

Este é o caso de muitos dos alimentos veganos. São alimentos altamente processados ​​que viajaram o mundo em embalagens excessivas, cultivados intensivamente, muitas vezes produzidos de forma antiética com óleo de palma de origem insustentável que não é melhor para o meio ambiente, a sociedade ou a economia.

Portanto, não é melhor comer alimentos de origem local de seus açougueiros, peixarias e comer qualquer vegetal e frutas da estação?

Além disso, existem muitos alimentos veganos que contêm óleo de palma de origem insustentável. Veja aqui uma lista de algumas de suas marcas veganas favoritas que contêm óleo de palma de origem insustentável. https://www.onegreenplanet.org/lifestyle/guide-vegan-products-and-palm-oil/ )

Sustentabilidade Social – Saúde Mental

Um estudo longitudinal realizado com 9.113 mulheres de 22 a 27 anos na Austrália comparou a saúde e o bem-estar de mulheres vegetarianas e semi-vegetarianas em comparação com não vegetarianas.

Embora tenha concluído que vegetarianos e semi-vegetarianos tinham um IMC (índice de massa corporal) mais baixo, a saúde mental e o problema menstrual não podiam ser ignorados. Por exemplo, aqueles que seguem uma dieta vegetariana no estudo relataram pior saúde mental (22%) em comparação com (15%) em não vegetarianos.

O grupo vegetariano também apresenta sintomas menstruais, como pele pálida, incapacidade de concentração, confusão mental e alterações de humor como resultado de baixos níveis de ferro. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17411462# ).

Isso ainda é apoiado pela Psicologia hoje 'The Vegan Brain - Plant based diets, micronutrients and mental health' que detalha as vitaminas e micronutrientes que são deficientes em uma dieta vegana e o impacto na saúde do cérebro 'A ciência é clara neste ponto: Dietas veganas não suplementadas representam um grande perigo para a saúde do cérebro. É minha esperança que este artigo ajude a chamar a atenção para esses outros nutrientes críticos que o cérebro precisa para operar no topo de seu jogo'. Ele liga a deficiência de várias vitaminas a uma série de problemas psiquiátricos graves, incluindo depressão, psicose, problemas de memória, mania, com risco aumentado de esquizofrenia, autismo, depressão e demência e mudanças de comportamento ou personalidade.

Eu recomendo ler isso e 'Your Brain of Plant' ( http://www.diagnosisdiet.com/micronutrients-mental-health/ ) especialmente para aqueles que criam crianças veganas para obter conselhos sobre como obter a suplementação * certa, especialmente em estágios cruciais de desenvolvimento .

*Mas fique atento ao limite do organismo para absorver a suplementação.

E os animais?

Historicamente, a carne era necessária para a evolução humana. Houve uma mudança de comer o que era necessário para a saúde para um consumo excessivo de carne no ocidente.

No entanto, a carne não deve ser totalmente removida de uma dieta saudável, deve-se encontrar um equilíbrio. O World Cancer Research Fund, o Oxford European Perspective Investigation in Cancer and Nutrition Study e a Harvard School of Public Health recomendam uma dieta flexitariana e não mais de 500 g de consumo de carne vermelha por semana.

Isso permitiria que as necessidades individuais de saúde fossem atendidas, além de contribuir coletivamente para um mundo mais sustentável.

Para mitigar as preocupações com o bem-estar animal e os padrões ambientais, aconselho comprar localmente de agricultores que produzem produtos de alta qualidade e bem-estar e dizer não aos produtos cultivados industrialmente.

Isso permite que você aborde o aspecto social e econômico da sustentabilidade, apoiando os comerciantes locais, mantendo sua rua aberta e apoiando sua comunidade local.

Eu pessoalmente gosto da frase 'Coma animais que só tiveram um dia ruim'. Isso significa simplesmente comer animais que foram criados com bom bem-estar e humanamente e seu único dia ruim é o dia em que morrem. Acho que se você escolheu comer carne, coma uma boa carne criada humanamente e entenda de onde vem sua comida e aprecie. 

Acho que essa é uma maneira eficaz de comer carne para atender às suas necessidades evolutivas, ao mesmo tempo em que é sustentável e humano.

Para ser honesto, a dieta ideal seria possuir alguma terra e cultivá-la e ter animais circulando livremente e comendo o que é necessário para manter uma família a longo prazo.

Ao comprar carne, você deve garantir que ela seja ética e de origem sustentável. Obter alimentos de qualidade é possível e acessível. Existem algumas ótimas opções: você pode encontrar lojas de fazenda e açougues orgânicos perto de você usando www.bigbarn.co.uk ou comprar em uma loja de alimentos integrais, onde também pode reduzir as embalagens. Você também pode receber uma caixa de vegetais ou visitar o marcador de agricultores locais para obter vegetais sazonais.

Nota Final

O objetivo desta postagem no blog não é chamar a atenção para o veganismo, mas desafiar aqueles que são veganos a considerar por que escolheram seguir esse estilo de vida e avaliar criticamente se seus hábitos alimentares diários refletem essa escolha. Mas acho que uma abordagem relativista é o caminho a seguir na maioria das coisas na vida, o diabo está nos detalhes e os absolutos raramente fornecem a flexibilidade necessária para sobreviver no mundo em que vivemos.

Simplesmente ser vegano sem pensar em suas escolhas alimentares não o torna mais sustentável.

Pessoalmente, continuarei a dizer “NÃO!” ao óleo de palma de origem insustentável e visam adotar uma abordagem mais completa para uma dieta sustentável. No entanto, não vou mais me chamar de “Vegan” porque, pensando bem, não funciona mais para mim. Sou simplesmente uma pessoa que adota um estilo de vida holisticamente sustentável – econômica, social e ambientalmente.

Gosto da minha nova abordagem à alimentação sustentável e é ótimo vê-la apoiada pelo Friend Of The Earth. Uma abordagem que recomenda a redução da ingestão de carne, mas também incentiva a agricultura ambientalmente saudável, incentiva os produtos animais alimentados com capim, reduz a importação de soja para alimentação, protegendo o meio ambiente, melhorando o bem-estar animal e incentivando melhores práticas agrícolas. Veja aqui para mais. https://friendsoftheearth.uk/food/sustainable-eating-our-position ).

Estas são as minhas razões para abandonar o rótulo vegano. No entanto, continue fazendo o que funciona para você.

Simplesmente Ayo, não sou vegana.


Comentários

Postagens mais visitadas