Os lanches tradicionais da lenda da culinária local da Indonésia resistem ao teste do tempo.

A barraca de Satinem é cercada diariamente por dezenas de clientes fascinados que documentam seu processo com seus telefones.

Todos os dias, Satinem abre sua barraca antes do amanhecer e prepara petiscos tradicionais de mercado conhecidos como 'Jajan Pasar'.

Os clientes vêm de todos os cantos de Java, a ilha indonésia onde Yogyakarta fica no meio.

Qualquer comida, mesmo que seja ingerida pela necessidade de sobrevivência, é carregada de simbolismos e significados. Mesmo que a gente não tenha ciência.

À medida que o crepúsculo da manhã se aproxima em uma cidade indonésia famosa por sua cena de comida de rua, uma fila de clientes sonolentos serpenteia pela estrada em antecipação a uma lenda culinária local.

O relógio marca 5 da manhã em Yogyakarta e da escuridão aparece uma mulher pequena e frágil vestida de sarongue na garupa de uma moto preta.

Ela desce devagar, segurando firmemente uma cesta que carrega os salgadinhos doces que ela vende há mais de meio século.

Exibido em uma folha de bananeira é uma seleção de guloseimas que inclui um bolo doce indonésio conhecido como 'Lupis' feito de arroz glutinoso.

Ao lado do prato estrela está o 'Tiwul', feito com farinha de mandioca, açúcar de palma e cenil, uma geleia de farinha de tapioca em forma de minhoca. 

A característica especial do tiwul é onde você pode saborear um doce e salgado.

"Vendo Lupis há muito tempo, nada mudou", disse ela da barraca que administra desde 1963. "Lupis e eu estamos destinados um ao outro", acrescentou ela, rindo baixinho.

Guerras de comida

Ela o corta com um fio de náilon, colocando-o cuidadosamente na folha de bananeira antes de pingar açúcar de palma líquido grosso e polvilhar coco ralado sobre a comida do café da manhã. O segredo da receita passada de sua mãe, segundo ela, é a lenha que dá ao doce um sabor defumado.

"Eu costumava ajudar minha mãe a fazer esses salgadinhos. Quando ela me viu melhorando, ela perguntou se eu queria vendê-los. Eu disse que sim", disse ela. "Ela perguntou novamente se eu me sentiria envergonhada com isso, mas eu disse que não. Então, ela concordou em fazer alguns salgadinhos para eu vender."

A barraca de Satinem agora é cercada diariamente por dezenas de clientes fascinados que observam cada movimento dela e documentam o processo com seus telefones.

Sua versão do jajan pasar, vendida até as 9h a 10.000 rúpias (US$ 0,67) por pop, provou ser tão popular que ela introduziu um sistema numérico para os clientes depois que as brigas começaram por causa de suas guloseimas.

'Vale a pena'

Os clientes que têm que esperar mais de uma hora para satisfazer seu desejo por doces vêm de todos os cantos de Java, a ilha indonésia onde Yogyakarta fica no meio.

Um deles é Rama Luhur, da capital Jacarta, que esperou quase duas horas para provar os famosos lupis depois de ver Satinem na Netflix.

"Vale a pena. Você pode encontrar jajan pasar em todos os lugares, mas eu valorizo ​​seu trabalho duro", disse a jogadora de 39 anos.AFP.

Esse trabalho duro só diminui durante o mês sagrado islâmico do Ramadã. Mas a cada dois dias do ano, ela acorda cedo para começar sua preparação.

Devido à sua idade, a barraca de Satinem agora é um assunto de família. O marido cuida do arroz pegajoso, o filho cuida da lenha e a filha a leva para o trabalho e a acompanha durante o turno de quatro horas.

Sua filha Mukinem intervém para responder pela tímida chef.

"Ela gosta de cozinhar os lanches", disse ela. " não consegue ficar parada."

France24

Comentários

Postagens mais visitadas