LA IMPORTANCIA DEL ACTO DE LEER


Por Paulo Freire 

Rara ha sido la vez, a lo largo de tantos años de práctica pedagógica, y por lo tanto política, en que me he permitido la tarea de abrir, de inaugurar o de clausurar encuentros o congresos. Acepté hacerlo ahora, pero de la manera menos formal posible. Acepté venir aquí para hablar un poco de la importancia del acto de leer.


Me parece indispensable, al tratar de hablar de esa importancia, decir algo del momento mismo en que me preparaba para estar aquí hoy; decir algo del proceso en que me inserté mientras iba escribiendo este texto que ahora leo, proceso que implicaba una comprensión crítica del acto de leer, que no se agota en la descodificación pura de la palabra escrita o del lenguaje escrito, sino que se anticipa y se prolonga en la inteligencia del mundo. 

Al intentar escribir sobre la importancia del acto de leer, me sentí llevado –y hasta con gusto– a “releer” momentos de mi práctica, guardados en la memoria, desde las experiencias más remotas de mi infancia, de mi adolescencia, de mi juventud, en que la importancia del acto de leer se vino constituyendo en mí.



A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Por Paulo Freire

Raramente foi o tempo, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, e portanto política, em que me permiti abrir, inaugurar ou encerrar encontros ou congressos. Eu concordei em fazer isso agora, mas da forma menos formal possível. Aceitei vir aqui falar um pouco sobre a importância do ato de ler.

Parece-me essencial, ao tentar falar dessa importância, dizer algo sobre o próprio momento em que me preparava para estar aqui hoje; dizer algo sobre o processo em que me inseri enquanto escrevia este texto que ora leio, processo que implicou uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na pura decodificação da palavra escrita ou da linguagem escrita , mas é antecipado e continua na inteligência do mundo.

Ao tentar escrever sobre a importância do ato de ler, me senti levado – e até com prazer – a “reler” momentos de minha prática, guardados na memória, das experiências mais remotas da minha infância, adolescência, minha juventude. , em que a importância do ato de ler veio se constituindo em mim.

https://www.facebook.com/DoctoradoenlineaPensamientoComplejo?mibextid=ZbWKwL


“Vou apresentar uma teoria que tenho sobre a leitura que não é muito popular, pode-se até dizer que não é politicamente correta. E é que a leitura não é obrigatória.

A leitura não é necessária.

Posso perguntar a um menino: "Olha, por que você não lê? Você não gosta de ler?" E ele será capaz de dizer: "Não, eu não gosto disso." E eu direi: "Você não vê o que está perdendo?" Mas vamos imaginar que esse cara é um mergulhador e diz: "Você não percebe o que está perdendo por não mergulhar?"

E ele está certo.

Isso significa que não devemos ler? Não, não quero dizer isso, o que quero dizer é que não vale a pena dar desculpas, explicações, para algo que ficou muito claro desde que o livro existe.

Ler não é uma obrigação, ler é uma devoção, é uma paixão, é um amor.”

-José Saramago


#elcocineroloko

Por fim, não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais @elcocineroloko, para dicas, receitas, novidades: blog @sossegodaflora.blogspot.com e visite nosso Instagram


Comentários

Postagens mais visitadas