Tal qual a historia dos Brownies, o Bolo Barra Branca, surgiu de um erro! Riquezas do Brasil

O oficio da cozinha da asas a muita imaginação, e o acaso da sua ajudinha, assim nasceu o Bolo Barra Branca. 

















Provavelmente, a maioria absoluta nunca sequer ouviu falar, 
Feito de massa (puba) de mandioca (processo em que a raiz é fermentada por vários dias e, depois, peneirada e lavada para reduzir a acidez), o barra branca não leva farinha de trigo. 

Na massa, vão ovos, leite e açúcar. Pode ser mais amarelo ou branco, dependendo da qualidade da mandioca utilizada. 
quanto mais experimentar, já que é uma especialidade de Bezerros, cidade do agreste de Pernambuco, com cerca de 60 mil habitantes. 
A cada semana, no entanto, de seis toneladas deste bolo são produzidos nas bolarias da cidade e viajam mais de 2.000 km até São Paulo, para atender ao desejo de pernambucanos que não encontraram, na metrópole, bolos que os fizessem esquecer aquele sabor. “Todo nordestino come. É o costume”, diz Aristóteles Arruda Duarte, o Arizinho, representante comercial da Norte Bolos, sobre quem são os consumidores do produto. 
A cada segunda-feira, os bolos chegam à região do Brás que reúne dezenas de lojas especializadas em produtos regionais nordestinos. Mas também são entregues no Barbosa Supermercados, que têm 31 unidades em bairros da periferia da capital e da Grande São Paulo. 
Agora, sem dúvida, não é nada bonito. Quem prova, estranha. Tem um gosto ácido da fermentação e a faixa branca parece encruada. Mas o melhor desta história é que o bolo nasceu de um erro, segundo o empresário Fagner Pergentino, proprietário da Norte Bolos, que manda seis toneladas de bolos para São Paulo a cada semana. Nos anos 40, diante das dificuldades impostas pela Segunda Grande Guerra, um boleiro de Bezerros buscava alternativas à escassa farinha de trigo. 
Teve a ideia de usar massa de mandioca mas, quando o bolo ficou pronto, viu que algo dera errado. Do forno, surgiu um bolo bifásico: dourado por fora, mas a massa tinha uma larga barra branca, como se não estivesse bem assada. Como o dinheiro era pouco para fazer outro, o bolo foi posto à venda. E a clientela gostou da novidade. Mas, ao repetir a receita, o boleiro não conseguia fazer outro igual. Faltava justamente a barra branca. Após muitas tentativas, o boleiro descobriu que o segredo era usar um forno muito, mas muito quente, que dá um choque térmico na massa. Daí, que é impossível fazer o bolo em forno doméstico, não restando opção se não a compra. 
Na internet, há receitas que alertam que a temperatura deve superar 320ºC, quando um bolo comum é assado em 180ºC. “Ele criou um bolo único”, diz Fagner, que gosta de comer uma fatia no lanche da tarde.
Vale conhece a receita:


RECEITA DO BOLO BARRA BRANCA
Ingredientes: 
1 kg de massa de mandioca (lavada e seca) 
400 gramas de açúcar (peneirado) 

400 gramas de manteiga (em temperatura ambiente) 
6 ovos a gosto 200 ml de leite de coco grosso 1 colher de sopa de fermento em pó ((Royal)) 
1 pitada de sal

Passo a Passo:
Bata, bem, manteiga e açúcar até que fique bem cremoso. Junte a massa de mandioca, as gemas, o fermento, o leite de coco, o sal e as claras em neve. 
Coloque em forma untada e asse em forno bem quente. 
DICA 1°) Pode pincelar a massa com um pouco de leite para que ela não resseque. Depois é só deixar no forno por cerca de uma hora.

Comentários

  1. Faça um vídeo mostrando o passa a passo do modo de fazer deste bolo.

    ResponderExcluir
  2. eu amo esse bolo mas ñ acerto fazer a minha mãe fazia nas época de festas m bom !!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse ey o bolo mais gostoso do nordeste

    ResponderExcluir
  4. é ruim. tem cheiro de vinagre. só come isto quem tem costume. comprei na vinda de Maceió pra cá para experimentar e não é algo agradável. Quem come o faz por costume, não por gosto mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tem cheiro de vinagre, tem cheiro estragado mais é uma delícia 😋

      Excluir
    2. Rapaz então o seu estava estragado... pq esse bolo é uma delícia

      Excluir
    3. Kkkkk comprou bolo com massa azeda , este bolo é uma iguaria delicioso

      Excluir
    4. A gente come pq acha gostoso, opinião sem embasamento é ignorância.

      Excluir
  5. Cho que você comprou o bolo errado este e da minha terra natal e desde pequena como e mao tem cheiro de vinagre acho quem ti vemdeu mão sabe fazer eu moro aqui em sao Paulo e como sempre esta delícia do meu bezerros Pernambuco sempre como este bolo da morte bolo morava atraz da pararia e comprava toda tarde está está de que saudade

    ResponderExcluir
  6. Eu sou paulista e amo esse bolo e não tem cheiro de vinagre,quem fez esse bolo e te vendeu não soube fazer com certeza,tente comprar em outro lugar vai gostar com certeza

    ResponderExcluir
  7. Estou grávida com desejo imenso de comer esse bolo ñ acho na minha Cidade e ñ acerto de fazer.😭😭😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal eu sei o segredo desse bolo ele dá para fazer em casa no forno convencional qualquer pessoa pode fazer tendo a receita passo a passo essa receita que eles deram aí não tem nada a ver se alguém quiser saber a receita verdadeira entre em contato comigo que a gente combina?

      Excluir
    2. Eu também quero adoro esse bolo

      Excluir
    3. Diz o segredo desse bolo pra fazer em casa, por favor

      Excluir
  8. Bom dia.. estou com a massa puba prontinha pra ser lavada, são quatro kls de mandioca que deixei na água já tem uma semana hj, já está bem molinha no ponto de lavar pra fazer o bolo,minha sogra fazia antigamente e ficava com a barra branca ela amava, agora tenta e não consegui mais..teria como me passar o passo passo.. agradeço

    ResponderExcluir
  9. Eu amo esse bolo e não como de costume ,e sim porque gosto , sou paranaense ,se eu pudesse comeria todos os dias , acho que e questão de gosto , moço vc não gostou só isso .

    ResponderExcluir
  10. Amo esse bolo é maravilhoso! Sempre encontro na casa do norte é um pouco caro aqui no RJ,mas vale a pena.

    ResponderExcluir
  11. Esse bolo e uma delícia pra não ficar com cheiro de ruim tem que leva bem não fica cheiro .

    ResponderExcluir
  12. Por favor passa logo essa receita pra nós meu amor!!!

    ResponderExcluir
  13. Disse que tem que fazer em duas etapas deixar a metade amarelinha e a outra metade mais banca.

    ResponderExcluir
  14. O indivíduo indivíduo come queijo brie por ser francês, mas fala mal do barra branca... te lasca!!!!

    ResponderExcluir
  15. Não sei o que estou fazendo de errado, mas não fica em camadas....

    ResponderExcluir
  16. Sou do nordeste e esse bolo de mandioca barra branca é delicioso . Não tem gosto de vinagre , você não consegue comer só uma fatia.

    ResponderExcluir
  17. Esse é bolo mata fome. Ruim que só.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas