Riquezas do Brasil-Cajarana

 A Cajarana é o nome de uma árvore e de seu fruto,  conhecido popularmente pelos nomes cajá-manga, cajá, taperebá-do-sertão e cajá-anão, é uma árvore da família das anacardiáceas. 
Meia xícara de suco de cajarana por semana, você estará evitando quase 100% de risco de um enfarte.
























A Cajarana é um fruto de casca lisa e fina, que possui coloração amarela brilhante, muito aromático e de polpa suculenta, de sabor agridoce e ácido quando maduro, com endocarpo revestido de espinhos (macios) irregulares. 
É uma fruta rica em fibras. 
É originário do Arquipélago da Sociedade, na Oceania. 
Está presente em quase todo o território brasileiro, em especial na Região Nordeste do Brasil bem como noutros países como é o caso de São Tomé e Príncipe. 
Relativo a Cajapió, cidade e município do Maranhão. 

A Cajarana é uma espécie da Spondias lutea L. apresenta como centro de origem a América Tropical e se encontra amplamente distribuída no Brasil (PINTO et al., 2004). São encontradas isoladas ou agrupadas, notadamente em regiões da Amazônia e da Mata Atlântica, prováveis zonas de dispersão da espécie, e nas zonas mais úmidas dos Estados do Nordeste (SOUZA et al., 2000). 
No estado de Sergipe, observa-se uma ampla distribuição da espécie em áreas marginais aos cursos d’água. 
De acordo com Lorenzi (1992), a madeira da cajazeira é própria para marcenaria e carpintaria, sendo muito empregada na Região Norte para a construção de pequenas embarcações. 
No Nordeste, seus frutos têm participação crescente no agronegócio da região, principalmente pela comercialização para consumo como fruta fresca e processamento de polpa como matéria-prima no preparo de sucos, picolés, sorvetes, néctares e geléias (SOARES et al., 2006). 
Características: 
A árvore do cajá-manga pode atingir até 15 metros de altura. O fruto tem formato cilíndrico, com 6 a 10 cm de comprimento, 5 a 9 cm de diâmetro, podendo pesar até 380 g. 
É muito utilizada no preparo de sumos, cocktails, licores e sorvetes. Preservação Madeira muito fácil de tratar com creosoto (oleossolùvel) e com CCA-A (hidrossolúvel). 

Na cajarana, os principais benefícios da cajá podem ser: Ajudar a emagrecer, pois tem poucas calorias; 
Melhorar a saúde da pele e dos olhos por ter vitamina A; Combater as doenças cardiovasculares por ter antioxidantes. Além disso, ajuda também a aliviar a prisão de ventre, principalmente a variedade de cajá-manga, que se encontra mais facilmente na região nordeste do brasil e é rica em fibras. 
Além de vários flavonóides e fenóis e polifenóis importantes no seu fruto, entre os principais temos a Narigenina, Narigina, Quercetina e outros, Quercetina A Quercetina é um flavonóide natural amplamente distribuído no Reino Vegetal.
É um antioxidante polifenólico natural presente nos vegetais, frutas e sucos.
A Quercetina têm várias propriedades farmacológicas, entre elas:

Tem atividade cardiovascular, reduzindo o risco de morte por doenças das coronárias e diminuindo a incidência de enfarte do miocárdio.
Nos alimentos a quercetina ocorre na forma de glicosídeo. Quimicamente a quercetina é uma aglucona da rutina e de outros glicosídeos. 
A quercetina é um poderoso antioxidante e anti-radicais livres.
Tem atividade cardiovascular, reduzindo o risco de morte por doenças das coronárias e diminuindo a incidência de enfarte do miocárdio. 
Características:Apresenta-se sob a forma de um pó de coloração amarelo-ouro.

Benefícios da Cajarana:
Informação Nutricional:
Componentes Quantidade em 100 g de Cajarana 
Energia 46 calorias 
Proteínas 0,80 g 
Gorduras 0,2 g 
Carboidratos 11,6 g 
Vitamina A (Retinol) 64 mcg 
Vitamina B1 50 mcg 
Vitamina B2 40 mcg 
Vitamina B3 0,26 mg 
Vitamina C 35,9 mg 
Cálcio 56 mg 
Fósforo 67 mg 
Ferro 0,3 mg 
O cajá pode ser encontrado todo o ano e a sua produção é maior no sul da Bahia e nordeste do Brasil. 
Enfim, há inúmeras aplicações na medicina principalmente nos tratamentos de problemas circulatórios e capilares, incluindo inflamações de qualquer tipo. 

Comentários

  1. Respostas
    1. 🌿☘️🌿☘️🌿☘️ FUI CURADO DO VÍRUS HERPES SIMPLEX PELO DR WATER, O GRANDE HERBALISTA.
      estou muito feliz em compartilhar este testemunho com o mundo porque geralmente há muitas dúvidas sobre a cura do vírus HERPES simplex. Isso é real, levem a sério, meu nome é HENRIETTE AMUNAZO e estou tão feliz que hoje posso dar este testemunho ao mundo e também ajudar pessoas que foram condenadas assim como eu fui. Quem vai acreditar que uma erva pode curar o HERPES completamente do corpo?, nunca acreditei que isso funcionaria, gastei muito dinheiro pegando remédios do hospital para suprimir surtos, chegou a um momento em que tudo o que eu queria era morte por vir porque eu estava falido e já tenho fortes surtos do vírus do herpes. Um dia eu estava navegando pela internet fazendo perguntas online apenas para saber mais sobre os últimos desenvolvimentos no setor médico para ver se ainda há esperança, então tropecei em um post sobre este grande homem chamado DR WATER através de um amigo online que fez publicamente um testemunho de como ela também foi curada do vírus herpes simplex 2 por este médico de ervas que é bem conhecido por sua forte e antiga prática de ervas para cura de HERPES, HIV, VERRUGAS e CÂNCER. No começo, duvidei tanto da mulher quanto do médico, assim como muitos que veem este post duvidariam porque medicamente foi provado impossível, mas depois decidi experimentá-lo, então enviei um e-mail para ele. Eu não acreditei muito nele, eu só queria dar uma chance a ele. Ele respondeu meu e-mail e precisava de algumas informações sobre mim, então eu as enviei para ele, ele preparou um fitoterápico (CURE) e enviou pelo Serviço de Correio Online para entrega. Ele deu meus dados para o Correio. Eles me disseram que 3-5 dias eu receberia o pacote e depois de recebê-lo, tomei o remédio prescrito por ele no final de 13 dias que o remédio durou, ele me disse para ir ao hospital fazer um teste, e eu fui, surpreendentemente após o teste o médico me confirmou livre do vírus Herpes simplex, pensei que era uma piada, fui a outros hospitais e também foi confirmado livre de herpes, direi que foi como um milagre. Esperei para ver se terei algum surto novamente e já se passaram 2 meses, não experimentei nenhum surto. Obrigado senhor por salvar minha vida, mesmo que você não possa ver este post, nunca deixarei de testemunhar o impacto que você causou em minha vida, restaurando minha vida quando eu estava sendo estigmatizada e até evitada por familiares e amigos. Prometo que sempre testemunharei de suas boas obras. se você tem vírus herpes simplex, paciente HIV, diabetes, vírus do papiloma humano ou verrugas genitais, entre em contato com ele e tenho certeza que você será curado, entre em contato com ele via:
      e-mail: Drwaterhivcurecentre@gmail.com
      ou ligue/whatsapp: +2349050205019
      ESTAS SÃO AS COISAS QUE A ÁGUA É
      ESPECIALIZADO
      . HERPES
      . HIV/AIDS
      . CÂNCER
      . VERRUGAS GENITAIS
      . PEDRAS NOS RINS
      . ÚLCERA
      . HEPATITE B&C
      . TRANSTORNO DA TAXA DE PORTA
      . DIABETES
      . CÂNCER DE PRÓSTATA
      . FIBRIO, CISTO
      . INFERTILIDADE [MARIDO OU MULHER]

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pegue um galho da planta e pode enterra em um local com boa terra e um pouco de adubo que ele pega

      Excluir
  3. Respostas
    1. Pegue um galho da planta e pode enterra em um local com boa terra e um pouco de adubo que ele pega

      Excluir
    2. Tive a curiosidade porque desde de menina faço uso sempre morei no campo tenho 64 anos e só uso óculos praticamente para descanso,o médico me parabenizou,falou que não tenho nada de doença na vista

      Excluir
  4. Fiquei impressionada agora ao saber desses benefícios. Tenho uma árvore em miniatura dessas no meu quintal e ñ sabia que tinha tantovslir nutricional.
    Bom demais, agora passarei a ñ desperdiçar os frutos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vontade de cultivar uma, mas fico com receio quanto ao tamanho, pq meu quintal é pequeno e tem piscina

      Excluir
    2. Tem árvores anão, pois tenho um amigo q tem em sua casa. A altura dela é de 2 metro

      Excluir
    3. a minha ainda é menor.. não tem nem 1.50 ela fica no jarro e dar muita cajarana, mas bem menor que o normal..

      Excluir
    4. Como eu cultivo uma árvore desse tamanho? Tem algo diferente a se fazer?

      Excluir
  5. Você já ouviu falar do chá da folha do pé de cajarana? Eu ouvi falar nos efeitos calmantes e queria saber como faz o chá.

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonado por esse fruto, agora mais ainda, comerei mas.
    Reinaldo
    Salvador Ba

    ResponderExcluir
  7. Edu amo cajarana agora sabendo de tudo isso que faz o fruto vou comer ainda mais

    ResponderExcluir
  8. Quem tem problema renal pode comer Cajarana ?

    ResponderExcluir
  9. Adoro Canarana e agora sabendo dessas qualidades vou comer muito mais

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Esse fruto tira até o calor da menopausa descobrir agora .

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante a composição dessa fruta. Se eu gostava que não sabia nada sobre ela, agora é que eu vou utilizar. Obrigado pelas informações

    ResponderExcluir
  12. E carregado pq tive neném a três meses o povo fala que não pode comer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo fala tanta coisa q não tem nenhum fundamento científico, Não é? Aqui onde moro, "o povo fala" q não podemos beber vitamina de manga c leite, mas é mito. Os donos de escravos diziam isso p os escravos não beberem leite e até hoje existe esta conversa passando de geração em geração. Isso q falaram p vc tbm não é verdade. Converse c outras pessoas.

      Excluir
  13. Tenho um pé de cajarana anão em minha casa e dar bastante fruto , eu ja gostava da fruta agora sabendo desses beneficios nãovou desperdiçarnenhum fruto agora.

    ResponderExcluir
  14. Tenho um pezinho noei quintal e não vejo a hora de pegar uma fruta no pé. Amooooo

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto demais desta fruta, o suco é delicioso.

    ResponderExcluir
  16. Tenho um pé de cajarana só que ainda n deu fruto. Posso corta-la p dar fruto. Ou tem alguma técnica pra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cave um buraco ao redor da raiz e coloque unas pedras de carboreto dentro e cubra novamente.

      Excluir
  17. Quando eu era criança, comia muito essa fruta. Sempre gostei desta fruta e viajei para o interior em Santa Inês e trouxe várias. Eu pensava que plantava com as sementes e não com mudas.
    Amei conhecer os benefícios desta fruta e sua riquezas naturais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no meu quintal jogamos as sementes na terra, nem plantamos e germinaram. Ja doei mudas de cajá manga p amigos.

      Excluir
  18. Agora, não sabia que podíamos tomar o suco da fruta. Fiquei encantada com a descoberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo fazer além do suco, um drink delicioso c esta fruta: caipifruta. Uso vodca.

      Excluir
  19. E os benefícios da cajarana é tudo!!!

    ResponderExcluir
  20. Tenho um pé de cajarana enorme no meu terreno, e (podem acreditar) Elas são quase do tamanho de uma bola de ping pong. Em épocas chuvosas ele dá muitos ftutos, muitos! chega a estragar. Temos que distribuir com os vizinhos e família. Todo mundo adora! Combina bem com uma cachacinha, mas o seu suco e a vitamina é super nutritiva. Só quero deixar uma observação pro blogueiro: As fotos são de cajaranas ainda verdes. A cajarana madura é bem amarela.

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber onde encontrar uma muda

    ResponderExcluir
  22. Quero comprar uma muda dessa cajarana grande; onde posso encontrar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde vc mora? Tenho duas mudas lindas, bem viçosas.

      Excluir
  23. Aqui em Quixere Ceará tenho vários pé de cajarana bom demais aproveite esse fruto muito saboroso e nutritiva

    ResponderExcluir
  24. Tenho um pé de cajarana no meu quintal e está carregado de frutos.Amo demais

    ResponderExcluir
  25. Conheço esta fruta com o nome de cajá manga, desde a infância. Tenho duas mudas enormes que nasceram de sementes jogadas na terra... Muita gente não acredita, mas nunca coloquei nenhuma estaca no chão p nascer. Não sei p quem doar.

    ResponderExcluir
  26. Fruta maravilhosa, desde criança faço uso, como verde, madura, no entanto não sabia de todos seus benefícios, agora mesmo comi duas, bem maduras e docinhas, amei as informações!

    ResponderExcluir
  27. A cajarana ela pode fazer mal pra uma pessoa que tem Hpilory?

    ResponderExcluir
  28. Eu amei provar essa fruta maravilhosa, moro em campinas e minha amiga triste umas pra eu provar, eu estou apaixonada pela fruta.

    ResponderExcluir
  29. Minha mãe plantou aqui em arembepe e ela já está com quase 3 metros com muitos frutos hoje deliciosos. Meus colegas de trabalho amaram, levei para eles. Enfim amo esse fruto!!

    ResponderExcluir
  30. Alguém pode informar quanto tempo depois de plantada ela começa a produzir?

    ResponderExcluir
  31. Eu amo essa fruta. Estou agora a comendo.

    ResponderExcluir
  32. Aqui em Belém, plantei uma muda enchertada num vaso. Ela está com 2,5 m e dá frutos enormes o ano inteiro.

    ResponderExcluir
  33. Quando engravidei desejei cajarana com sal o desejo era muito grande ainda bem que no quintal da minha colega tem uma árvore de cajarana fui lá e comi umas 4 com sal rsrsrs aliás toda vez que vou lá sempre como umas duas com sal

    ResponderExcluir
  34. Quando eu era criança comia muito essa fruta, mais ao ficar adulta mim disseram que cajarana é uma fruta muito carregada para uma mulher comer super perigosa! É vdd isso? Por que pelos comentários vejo que não!

    ResponderExcluir
  35. oa tarde, eu plantei uma caja-manga na minha calçada ela agora esta com uns 7 metros de altura, só que tem uma raiz exposta que eu acho que esta entrando por debaixo da terra e ira quebar a calçada, eu posso cortar esta raiz? ela é forte para quebrar a calçada ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas