Grace Undeliverable

Eu nasci em uma família muito religiosa na qual o mais importante era dar o exemplo correto para a comunidade e obedecer ordens cegamente.

“Eu era a única menina negra na escola onde cursei o ensino médio. Eu tinha pernas finas, um cabelão afro, sotaque jamaicano e uma voz grave. Eu parecia muito mais velha do que era. Eu achava que me tornaria uma professora de espanhol até os meus 16 anos. Então eu fiz um curso de teatro na escola. Meu professor era um artista tão incrível que toda a minha vida mudou de direção.

Quando você é um bispo na Jamaica, sua família é sempre maltratada, então tudo que fazíamos era controlado. 
Eu não podia ouvir o rádio.
Eu não podia pintar as unhas. 
Eu não podia receber cartas particulares. 
Na Jamaica, a igreja Pentecostal era bastante britânica. Hinos. Nenhuma dança. Silêncio. Bastante fundamental. 
Eu fui batizada e já falava vários idiomas aos oito anos de idade. Hellameesherrack. Meeshellackallah!”

Houve a mesma religião renascentista jamaicana que floresceu no século XIX, na qual os rituais africanos e as tradições folclóricas jamaicanas foram misturadas com a crença cristã, e muitos revivalistas adotaram facilmente o pentecostalismo devido à sua energia vibrante e à fé no poder da cura. 
O pentecostalismo incorporou rituais, espíritos e visões, mas sem parecer anticristão ou antibíblico..

Durante a minha adolescência eu era proibida de andar com os rastafáris. Você precisava correr e se esconder se os visse se aproximando. 
Agora são os rastafáris que são proibidos de andar comigo!
“Eu sempre tive que mascarar minhas emoções enquanto crescia. Tudo que eu fazia era errado. Se eu chegasse cinco minutos atrasada em casa, significava que eu havia deixado de ir à igreja depois da escola para brincar. Se eu respondesse mal, puxavam os meus lábios com força. Eu apanhava na escola. 
Eu apanhava em casa,  vivia com medo todos os dias. A verdade é que eu não tive infância, então eu imaginava mais do que brincava. 
A Jamaica é um lindo país, mas quando eu tinha doze anos, na época em que nos mudamos para a América do Norte, eu já estava farta.

Acho que a minha performance é um pouco assustadora porque eu fui criada de uma forma assustadora. No entanto, eu confrontei tudo isso de forma terapêutica. 
Quando eu subo no palco, eu me transformo em todos aqueles valentões e dominadores que atormentaram a minha infância.
Grace Jones

Grace Jones por 
Robert Mapplethorpe's studio 1984

@ELCOCINEROLOKO 

Comentários

Postagens mais visitadas