“Cada pessoa é um universo”: Wim Wenders em Assas do Desejo

4 de julho de 2022

Por  Lou Thomas

Wings of Desire (1987) é uma obra poética e ambiciosa sobre o desejo de um anjo de se tornar humano em Berlim Ocidental. Damiel (Bruno Ganz) passa seus dias escutando os pensamentos dos berlinenses com seu colega anjo Cassiel (Otto Sander), olhando para a humanidade fervilhante do alto das igrejas e caminhando entre os desesperados e esperançosos. Quando Damiel descobre a solitária trapezista Marion (Solveig Dommartin) e se apaixona, ele sabe que deve trocar a imortalidade pela humanidade.

Leia também Conatus



O 14º longa do diretor alemão Wim Wenders – e o primeiro em seu país natal depois de oito anos na América, onde fez filmes como Paris, Texas (1984) – examina temas inefáveis, incluindo o que é ser humano, o amor e o envelhecimento , à medida que nos aprofundamos nos pensamentos e sonhos comuns das pessoas comuns. Um trabalho lindo e poderoso, filmado principalmente em lindo monocromático, também tem um senso de diversão travesso, em grande parte devido a Peter Falk, que interpreta uma versão de si mesmo.

Wenders sentou-se conosco em Londres para refletir sobre a produção improvisada do filme, como sua amada Berlim mudou e o papel de Nick Cave no filme. Entrevistado aberto e atencioso, Wenders estava de bom humor, tendo estado em Oxford na noite anterior, onde gostava de sair com Lenny Henry (“Um bom homem”, segundo Wenders) – a dupla entre nove dos grandes e bons para receber títulos honorários da Universidade de Oxford.

Você esteve na América por oito anos antes de voltar para a Alemanha. Por que você fez Wings of Desire quando chegou em casa?

Senti falta da minha própria língua. Eu estava começando a sonhar em inglês e percebi que não era bom que isso acontecesse comigo. Então comecei a ler mais na minha própria língua, e o que considero o alemão mais bonito são os poemas de Rainer Maria Rilke. Visto dos EUA , eu queria muito voltar 'para a Europa', e de todas as cidades possíveis escolhi Berlim, que era a cidade mais próxima do meu coração.

Ao caminhar por Berlim, vi anjos por toda parte, como monumentos, esculturas ou relevos em locais públicos, mais do que em qualquer outra cidade. Eu estava realmente procurando uma história que pudesse me ajudar a contar a história da cidade. Certamente não queria fazer um documentário sobre Berlim.

Procurava um personagem através do qual pudesse contar o melhor à cidade. Eventualmente, minha leitura noturna sendo povoada por anjos, e os anjos que fotografei e encontrei por toda a cidade, me levaram à conclusão de que não encontraria personagens melhores para meu projeto. Então comecei a inventar uma história que tivesse anjos da guarda como protagonistas.

Quanto mais eu pensava nisso, mais pensava que estava louco. “Você quer fazer um filme com anjos!?” Mas a ideia abriu tantas possibilidades de olhar para tantas vidas diferentes, porque estes anjos poderiam estar em qualquer lugar. Eles poderiam cruzar a maldita parede. Eles poderiam conhecer qualquer pessoa e ser testemunhas perfeitas da vida na cidade de Berlim. Finalmente tive um ponto de vista abrangente. Não que eu realmente acreditasse em anjos, mas gostava deles como metáfora.

Houve mais alguma coisa que atraiu você para os anjos?

Adorei a capacidade deles de ouvir os pensamentos das pessoas. Imaginei o enorme amor deles pelas pessoas. Queria um olhar amoroso para esta cidade que em 87 estava dividida, sofrida, bastante cinzenta, bastante deprimida. Era um lugar como nenhum outro lugar do mundo. Não havia nenhuma outra cidade com um muro atravessando-a. E não existia nenhuma cidade que fosse capital de dois países.

Li que Berlim era a sua parte favorita da Alemanha. Houve razões específicas para isso?

Era um lugar único. Havia tanta história e, ao mesmo tempo, tantas feridas abertas. Berlim foi uma das cidades que ainda mostrou as suas feridas e até as mostrou com orgulho nas suas terras de ninguém, nas suas fachadas corta-fogo. A história era um livro aberto em Berlim. A maioria das outras cidades alemãs foram reconstruídas e não deixaram vestígios do passado. A minha própria cidade, onde nasci, Düsseldorf, foi destruída em 80%. Você não conseguia mais ver o passado. E à medida que Berlim estava dividida, também mostrava o estado do mundo. Ainda havia uma guerra fria. Berlim era, de uma forma estranha, o centro do mundo – por vezes um pouco miserável, mas, ao mesmo tempo, uma ilha para pessoas incríveis de todo o mundo. Até alguns punks malucos da Austrália decidiram que era um ótimo lugar. Havia muitos músicos, pintores e escritores, e era uma cidade bastante livre; também uma cidade basicamente sem armas. Em Berlim não se podia ter armas; você não poderia entrar e sair da cidade com eles. Você seria pego, de qualquer maneira. Não havia muita violência em Berlim naquela época. Era uma cidade muito tranquila.


No filme, a Potsdamer Platz é um terreno baldio, mas agora é o centro do Festival de Cinema de Berlim e está cercada por arranha-céus. O que você acha da forma como a cidade mudou desde que você filmou o filme?

Você lentamente se acostuma com isso, 35 anos desde que fizemos isso. A parede desapareceu. Eles tiveram que reconstruir partes dela porque os turistas queriam vê-la. Na época em que filmamos, em 1987, era um lugar completamente diferente. Alguns anos depois, foi diferente novamente; é um mistério completo e total para nós que a cidade do filme não exista mais. Isso foi algo que nunca pensamos que veríamos acontecer em nossas próprias vidas. Quando o muro caiu, tornou-se a única cidade do mundo que tinha uma terra de ninguém como centro. A Potsdamer Platz era uma pradaria, um lugar fantástico para pássaros. As crianças adoravam e sempre havia uma espécie de circo porque estava vazio. Não pensamos que isso mudaria tão drasticamente quando o filme fosse lançado. 

Nesta terra de ninguém, vagamos e tropeçamos com Curt Bois, nosso antigo ator, que morou em Berlim quando a Potsdamer Platz era o centro dos agitados anos 20, a Times Square de Berlim da época. Agora ele procurava qualquer sinal de reconhecimento e simplesmente não conseguia encontrar nenhum. E então, apenas alguns anos depois, havia arranha-céus e o centro da cidade novamente. Foi alucinante. O filme é um documento de um lugar que não existe mais. Eu não queria que fosse assim, mas se tornou isso.


O muro era uma parte importante da cidade e uma parte importante do filme. Mas eu entendo que você não teve permissão para atirar na parede real e teve que recriá-la.

Está correto. A parede era composta por duas paredes e um campo minado de 50 metros entre elas. Você tinha que escalar duas paredes e cruzar o trecho mortal entre elas, então a parede estava fora dos nossos limites. Poderíamos atirar do lado oeste, mas não poderíamos entrar naquela terra de ninguém. Era nisso que eu estava mais interessado – aquele terreno aberto com muitos coelhos e outros animais selvagens. Sempre me senti atraído pela ideia de atravessá-lo. Mas, claro, não foi possível.

Também me esforcei muito para conseguir permissão para filmar no Portão de Brandemburgo, que ficava no leste. Meu sonho era que os anjos se reunissem no topo do Portão de Brandemburgo, naquele estranho trecho de terra de ninguém entre o leste e o oeste, mas é claro que não consegui permissão. Sem chance. Fui até ao ministro estadual do cinema. Ele já tinha visto meus filmes antes e me convidou alguns anos antes para mostrar Paris, Texas, em Berlim Oriental. Foi um dos poucos filmes alemães exibidos aos alemães orientais, porque por alguma razão eles decidiram que era um filme anticapitalista.

Como você trabalhou com Peter Handke na escrita do filme?Escrevemos alguns dos diálogos dos anjos, mas nenhum dos pensamentos interiores. Peter não escreveu um roteiro. Peter tentou me ajudar quando contei a história e perguntei se poderíamos trabalhar juntos em um roteiro. Ele disse: “Estou no meio do processo de escrever meu próprio romance. Aquela história que você acabou de contar sobre os dois anjos e um deles se apaixonar por um trapezista, você mesmo tem que cuidar disso. Isso está fora do meu alcance.” Então, ele me mandou para casa, mas algumas semanas depois comecei a receber cartas dele e ele escreveu: “Sinto muito ter decepcionado você. Percebi pela história que você precisaria de vários diálogos de qualquer maneira.” Peter os escreveu apenas com a memória da história. Contei algumas situações para ele, e o resto eu tive que preencher sozinho, principalmente o que as pessoas estavam pensando.


Outras ideias surgiram?

Roubei muitas conversas engraçadas que ouvi e também usei 'O Peso do Mundo', por exemplo, um lindo livro que Peter escreveu. São apenas pequenas notas e observações que usei para os pensamentos de Marion. Ao longo de todo o filme, você ouve pequenos fragmentos dos pensamentos das pessoas conforme a câmera passa por elas. Principalmente na biblioteca você tem toda essa gente pensando. Cada pessoa é um universo por si só, se você ouvir seus pensamentos. Foi muito divertido criar essa parte do filme.


Você tinha fotos de Solveig, Bruno e Otto na parede do seu escritório enquanto revelava e fazia o filme. Como isso influenciou o que você estava criando?

Eu não sabia de nada quando estávamos começando porque o filme foi feito em grande parte sem roteiro. Fizemos isso de um dia para outro. O roteiro era uma parede enorme no meu escritório com todos os lugares de Berlim que eu queria filmar. Do outro lado da sala, eu tinha todas as cenas que poderíamos filmar. Todas as noites eu escolhia uma cena e depois procurava o lugar onde isso poderia acontecer. 

Eu não sabia muito o que dizer ao Bruno e ao Otto sobre seus personagens angélicos. Os atores sempre querem saber as motivações e querem ter biografias: “Quem sou eu? Qual é a minha história? Mas se alguém interpreta um anjo, ele não teve uma infância infeliz e não tem um pai mau ou algo assim, e ele nunca quis matar o pai ou a mãe. Portanto, há pouca psicologia.

Bruno e Otto reagiram de maneira muito diferente a esse estado de não ter passado. Bruno realmente se envolveu nisso e na ideia de que ele era todo bondade e todo amor. Otto sonhava em se tornar humano e poderia finalmente ser desagradável, amaldiçoar e fazer coisas ruins. Ele disse que tanta bondade é demais para mim. O personagem de Otto foi quase a rejeição de ser um anjo.

É verdade que Claire Denis, que foi sua assistente de direção, sugeriu Peter Falk para o papel?

Claire Denis estava comigo quando estávamos uma noite em frente a essas paredes do escritório e eu disse: “Você percebe que nosso filme não é realmente engraçado? Sendo os anjos o que são, eles não são realmente comediantes. Não temos ninguém que possa tornar isto um pouco mais divertido. Você não acha que temos que adicionar um personagem?” Ela disse: “Sim”. E eu disse: “Bem, você não acha que o mais divertido seria se houvesse alguém que fosse um ex-anjo e tivesse a mesma experiência que Damiel estava tendo?” Pensei: isso não tornaria todo o filme menos sério?


Como foi trabalhar com Peter? Parece divertido.

Era. Peter entendeu exatamente o que deveria fazer. A parte não foi escrita. E foi por isso que ele aceitou o papel. Liguei para ele no meio da noite, algumas horas depois que Claire e eu dissemos que precisávamos adicionar um personagem. Por dedução, chegamos ao cara mais engraçado que poderíamos imaginar como um ex-anjo. Consegui o número de Falk com John Cassavetes. Surpreendentemente, ele mesmo respondeu, então eu disse: “Você não me conhece, sou um diretor alemão que está fazendo um filme em Berlim. Precisamos adicionar um personagem e pensei em você.” Peter riu um pouco e disse: “Você está fazendo um filme e está me ligando para dizer que devo acompanhá-lo porque há uma parte não escrita? O que é?" Eu disse “Um ex-anjo”. Ele riu por mais um longo tempo e então disse: “Eu farei isso. Fiz meu melhor trabalho dessa maneira.” 


Quando você assiste ao filme, Nick Cave é um cara legal em uma ótima banda que faz músicas brilhantes. Cerca de 35 anos depois e de alguma forma o auge do cool ainda é Nick Cave. Como ele se envolveu?


Bem, ele é um ótimo cantor. Ele é agora um poeta magistral e um dos grandes cantores vivos. Sou assinante de seu diálogo na web de perguntas e respostas ' The Red Hand Files ' – eu adoro eles. Na época, é claro, ele era mais rebelde. Sua imagem era bastante turbulenta: os Bad Seeds só viviam à noite e usavam drogas. Eu os via tantas vezes no meio da noite; eles nunca tocavam antes da meia-noite, ou digamos antes das duas horas. Se você quisesse falar com Nick, teria que ir a um determinado bar às três da tarde; então ele pode aparecer. Finalmente consegui falar com ele e ele gostou da minha proposta. Fazer um filme em Berlim naquela época sem Nick Cave foi um pecado de omissão. Ele realmente simbolizou o espírito da cidade. Aventureiro, sombrio, único. Isso foi Berlim. Nick era lindo e fizemos amizade.


Você trabalharia com ele novamente?

A qualquer momento. Eu faria qualquer coisa para trabalhar com Nick novamente e nós o faremos. Espero.


@Discover the world of cinema with the BFI

Comentários

Postagens mais visitadas