Livro esmiúça histórias e influências Culinárias de Santos.


O lançamento de "Santos Tem Sabor de Quê? Histórias e Tradições Culinárias da

Cidade", Paula Azenha mostra a forma de arte, histórica, social e geográfica que existe em Santos quando fala-se do modo de se alimentar dos santistas.

"Este livro é a concretização em palavras de um amor de longa data" Divulgação

A questão sobre o sabor de Santos terá a sua resposta. Paula Azenha lançará no dia 3 de abril, na Open House Idiomas, o seu livro "Santos Tem Sabor de Quê? Histórias e Tradições Culinárias da Cidade". Além do lançamento, a autora ainda ministrará palestras em espaços da Zona Noroeste e dos morros.


Elemento cultural, com cada povo tendo o seu modo alimentar diferente, alguns com privilégios de alimentos e outros com proibições, destaca-se também as características onde pode sim diferenciar e também distinguir um povo pelo seu local, ambiente, fatores sociais, geográficos e históricos.


Para Paula, "A culinária não é uma forma de arte? Certos pratos nos fazem transcender, nos levam a lugares inimagináveis e, da mesma maneira que ocorre no cinema, acabam sendo "janelas para o mundo".


Com o livro, Paula Cristina Cagnani Fernandez Azenha entrega um panorama da culinária santista, suas diferentes raízes e culturas, mostrando que há peculiariedades e herança de vários povos e nações.



“Este livro é a concretização em palavras de um amor de longa data. Sim, eu amo comer. Desde pequena. Nunca fui enjoada, sempre comi de tudo. Porém, mais do que alimentar o meu corpo, a comida alegra a minha alma e emociona o meu coração. Não tem nada mais agradável para mim do que experimenta um novo sabor, conhecer um novo café com o meu companheiro de vida André. Preparar um almoço em família ou um jantar entre amigos me deixa empolgada. A partilha do alimento sempre teve um significado especial para mim. Tem coisa melhor do que comer à mesa e ‘jogar conversa’ fora? Se não é uma característica intrínseca da minha personalidade, certamente ela foi reforçada pelos hábitos familiares”, explica a autora em texto introdutório do livro. “...para mim, comida é arte, é cultura, é prazer, é lembrança, é amor”, finaliza a autora


Lançamento


O lançamento será na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, ás 19h30, na Open House Idiomas, à Rua Clay Presgrave do Amaral, no Gonzaga. Com um welcome night coffee para os presentes, o livro tem como objetivo democratizar o acesso às informações deste histórico de tradições, suas influências e o modo que engradeceram o jeito de encarar a culinária peculiar santista.


Sobre a autora


Nascida em Minas Gerais, italiana de criação, chegando a morar na Itália dos sete aos 17 anos, sendo também professora de italiani, cursou a universidade em Florianópolis, onde teve contato com a mais variada gama de pratos, jeitos de encarar a culinária e a gastronomia, vivendo culturas totalmente diferentes. Do torresmo até a cachaça, do vinho ao cannoli, peixes e drinques catarinenses, Paula chegou em Santos em 2012, incluindo o pão de cará na sua lista.

Paula é diretora de festivais de cinema, fóruns culturais, passando por todas as linguagens artísticas, um dos principais nomes santistas a enfatizar e abrilhantar a cultura de Santos.


BS9




Comentários

Postagens mais visitadas