"A relação do homem com a comida precisa ser revista", diz Alex Atala

Chef brasileiro é o foco de um dos episódios da segunda temporada da série documentário
Chef's Table é uma série documental sobre os melhores chefs de cozinha do mundo. 











Enquanto a primeira temporada da série nos trouxe a alta gastronomia de países como Itália, Estados Unidos, Austrália e Suécia; o segundo ano trará algo mais próximo da nossa realidade com o chef Alex Atala, dono dos restaurantes DOM e Dalva e Dito, em São Paulo. 
Como foco de um episódio da série documental, a Netflix convidou o Omelete para conversar com Atala, que revelou não ter ambições de levar a comida brasileira para o mundo, mas tem grande interesse em salvar a Amazônia e os recursos naturais que ela produz. "Eu sempre falo que o Brasil é um país muito carismático, desperta fascínio, a Amazônia é ainda mais, então quando você chega com essa proposta [de fazer comida brasileira com ingredientes brasileiros], é natural que se tenha alguns momentos de atenção. Aproveitá-los é outra coisa", revela Atala, que diz ter passado a se interessar ainda mais por ingredientes nativos depois de receber chefs e jornalistas internacionais. "Eles não ficavam fascinados pelo foi gras, pela trufa - naquela época eu ainda usava esses ícones -, eles ficavam fascinados por uma outra coisa", que é o gostinho brasileiro. Quando questionado sobre o uso de comidas típicas em seu cardápio, Atala revela que, especialmente na noite em que a entrevista foi realizada, o DOM servia um ravioli de palmito recheado de vatapá. "Não é o vatapá na forma convencional, ele nem pretende ser um vatapá", conta o chef, explicando a diferença entre seus dois restaurantes: "o DOM é uma cozinha de criação, já o Dalva e Dito não. 
Receitas mais tradicionais ou típicas brasileiras estão aqui dentro [do Dalva e Dito], enquanto no DOM a gente usa as receitas brasileiras para uma nova proposta, uma revisão." 
Mas mesmo tendo um restaurante de criação como o DOM, Atala diz que o resultado final tem sempre que ser brasileiro. "Não tenho xenofobia nenhuma, sou aberto a tudo, eu quero tudo. [...] Já fiz pratos que eram incríveis, mas que no final não entregavam um sabor brasileiro, que eu deixei de usar e nunca coloquei no cardápio por causa disso. 
As vezes você está ali, no momento da criação, e você faz uma coisa incrível, mas que poderia ser de qualquer lugar do mundo, não diz Brasil. 
Então não vai pro trono. [risos]" Questionado se já conhecia Chef's Table antes de ser chamado para contar sua história em um dos episódios, Atala revela que já havia assistido à primeira temporada da série, além de conhecer também o documentário sobre o chef japonês Jiro Ono, O Sushi dos Sonhos de Jiro. Produzido pelo criador da série, David Guelb, o filme conta a jornada de Ono e sua determinação em ser o melhor sushimen do mundo. 
Atala, no entanto, não quer ser o melhor. "Eu não tenho essa obstinação nipônica por ser o perfeito - mas eu tenho outra, que é essa crença nesses sabores que a gente tem, é isso que eu levo no episódio. 
Ele [Jiro] sonha em fazer o melhor sushi do mundo, eu sonho em ser a cozinha brasileira e que isso se transforme em uma alavanca para a valorização do nosso meio ambiente, da nossa cultura, da nossa sociedade. 
O maior elo entre cultura e natureza é comida e eu quero mostrar isso para as pessoas, eu quero usar isso a favor da fonte que me inspira que é a natureza brasileira", explica. Mesmo com o sucesso mundial de Jaime Oliver e seus inúmeros restaurantes espalhados ao redor do mundo, Atala não tem interesse em abrir estabelecimentos que sirvam comida brasileira em outros países. 
"Para os anos de profissão que eu tenho, sou até um empreendedor modesto, tenho dois restaurantes, não sou muito atrevido nessas coisas", conta. 
Mas a decisão vai além de apenas ter interesse em difundir a gastronomia nacional: "As cozinhas italiana, japonesa, chinesa, espanhola ganharam o mundo porque houve uma estruturação do pequeno produtor, um reconhecimento de qualidade e orgulho do produto, além do auxílio do governo para exportar isso. 
Não adianta eu querer, enquanto o Brasil não fizer a lição de casa o meu querer é mínimo", explica o chef. 
Para finalizar, Atala explica que "a relação do homem com a comida precisa ser revista. 
Não dá pra continuar produzindo comida, comendo e cozinhando do jeito que estamos fazendo. 30% da comida produzida no mundo é jogada fora, a maneira como se produz alimentos hoje não é compatível com o nosso futuro, então existe, no meu ponto de vista, o maior paradoxo para os próximos anos para o planeta Terra, para a humanidade, de como nos alimentar sem perder o prazer e sem oprimir o país que nos nutre." A segunda temporada de Chef's Table estreia na Netflix em 27 de maio.

Comentários

Postagens mais visitadas