'Rainha Núbia' encontrou cura em sua fazenda urbana

Conheça a jardineira urbano que superou a depressão através da agricultura e agora produz produtos orgânicos em uma propriedade de Midrand, seu jardim tem uma variedade impressionante de ervas, frutas, legumes e flores comestíveis.

Por Magnífico Mndebele

Carinhosamente conhecida como a Rainha Núbia, Susan Granger tem uma mente jovem e vibrante. Ela cultiva uma extraordinária variedade de alimentos em sua propriedade em Midrand, Gauteng.

“Quando comecei a plantar, há cerca de cinco anos, meu jardim não era tão grande. A jardinagem é viciante, especialmente quando você descobre que é sua paixão”, disse ela ao Food For Mzansi.

“As pessoas me perguntam: 'Você cresceu plantando?' Eu fico tipo, 'Gostaria que você soubesse o quanto eu odiava o trabalho manual.' Vou encontrar alguém para fazer tudo o que tem a ver com trabalho manual, mas quando comecei a jardinar percebi que é terapêutico.”

Embora seu jardim seja agora bastante admirável, a rainha núbia começou sua jornada agrícola como resultado de um evento muito mais sombrio.

Em 2017, seu irmão mais novo se envolveu em um acidente de carro fatal. “Entrei em depressão e meu colesterol estava alto”, explica ela.

“O médico disse: 'Susan, não há remédio que eu possa dar para ajudá-la. Você tem que sair desse buraco. Se você não fizer isso, você irá dormir e nunca mais acordará. Sua pressão arterial está na ponta. Você pode cair e nunca mais se levantar.'”

Uma árvore de honra

Esse diagnóstico foi tão pungente que a incomodou profundamente.

“Eu estava até com medo de dormir e fiquei tipo, o que eu faço? Era sobre eu sair de um buraco, do qual eu não sabia como sair”, diz ela. Para honrar a vida e a memória de seu irmão, ela plantou uma romãzeira.

“Todo mundo me perguntou por que eu decidi plantar uma romãzeira. Quando estava lendo sobre o simbolismo da romã, ela representa sustentabilidade, abundância e riqueza”, explica.

O que ela plantou em seguida foi uma mangueira que saiu do caroço de uma manga que ela havia comido.

“Eu estava bem, então estou crescendo as coisas, e elas crescem de verdade? Comecei a ler sobre o cultivo de coisas em geral.”

Ela fez uma lista de coisas que queria plantar em seu jardim. Todos os produtos que se seguiram, ela aprendeu a crescer através de vídeos no YouTube e pesquisas online.

Agora, a jardinagem é um ofício que a rainha núbia dominou. Isso é evidenciado por sua capacidade de transmitir grandes detalhes de como cada espécie de árvore, planta e erva funciona. Às vezes, ela até explica sua origem e com qual cozinha poderia combinar bem em casa.

O nome comercial de seu agronegócio, que ela registrou oficialmente em 2020, é NubianQ Urban Boutique Farms.

Além de vender produtos para clientes individuais, ela também tem clientes regulares em sua barraca no Vegan Hippie Connection Market em Greenside, Joanesburgo.

Ela expõe lá no último domingo de cada mês.

Além disso, ela ensina e ajuda as pessoas a criarem suas próprias hortas sustentáveis ​​como um “foodscaper” – não importa quão pequeno ou grande seja o espaço.

A NubianQ Urban Boutique Farms de Susan Granger vende seu próprio 'chá de restauração' feito de flores, frutas e ervas comestíveis que estão disponíveis em seu jardim. Foto: Magnificent Mndebele/Food For MzansiA impressionante variedade do NubianQ


Atualmente, os produtos de Granger incluem flores comestíveis, como calêndula e capuchinha, que fazem parte dos ingredientes que ela usa para um chá de restauração que ela mesma prepara. As flores de capuchinha são misturadas com ervas como orégano e ingredientes como hibisco, lavanda e erva-cidreira.

Outras ervas que são facilmente encontradas em seu jardim são sálvia de abacaxi, manjericão perene e uma grande variedade de hortelã, como pimenta, abacaxi, maçã, comum, chocolate e hortelã. Ela também cresce azeda de veia vermelha e rábano.

“Você precisa de uma máscara de gás quando está trabalhando com ela”, ela brinca. “É um dos [legumes] mais quentes que você pode imaginar. Se você respirar enquanto rala, você pode morrer. É usado para fazer um molho muito picante.”

O jardim é compartimentado.

Há também vegetais como pimentão, couve, alcachofra de Jerusalém, aspargos, pak choi, ruibarbo, mandioca e maçã moída. No que diz respeito às frutas, a rainha núbia tem uma variedade impressionante de cherimoya, goiaba, ameixa, figo, lima, um tomate arbóreo também conhecido como tamarillo, cana-de-açúcar, framboesas vermelhas e pretas e morangos, lima tailandesa e lima, que também é conhecida como a mão de Buda.

Ela não apenas está consciente dos alimentos que consome e vende, mas seu ecossistema agrícola depende muito de práticas ecologicamente corretas. “Todas as nossas embalagens são biodegradáveis”, diz ela. “Nossas sacolas plásticas são feitas de polpa de arroz e capim de cana. Até nossas garrafas e recipientes são feitos com os mesmos ingredientes.”

A capacidade de Granger de inovar quando se trata de maximizar o uso de espaço limitado é maravilhosa. “Quando falamos de espaço, as pessoas querem ver grandes quantidades de terra. Se eu disser que posso colher 50 quilos de batata-doce aqui, você ficaria chocado”, diz ela.

Depois, há a extensão do jardim principal: um jardim vertical na parede que começou como um experimento para usuários do Instagram. “Eu criei para mostrar às pessoas outras formas não convencionais de plantar.”

A rainha núbia sabe que a variedade de seus produtos pode ser bastante impressionante, considerando onde ela está cultivando. “As pessoas no Instagram diriam que estou mentindo que estou cultivando em uma propriedade. Você já pode ver que a semente da expansão é tão intensa. Eu fiz o trabalho. A fazenda está aqui, e ela existe. Agora só preciso pegar essas coisas para colocá-las em algum lugar.”

Ela, no entanto, sonha em possuir uma pequena fazenda ou algo nesse sentido.

“Não quero me limitar. Quero que seja na área urbana, onde tem gente”, diz.

“Não quero que os clientes digam 'vou para a fazenda'. Eu quero que eles tenham a experiência holística. Eu quero que seja íntimo. Quero que seja um centro de excelência mais do que uma fazenda. Eu quero que as pessoas venham e digam: 'Sue, o que é isso?' Eu perguntava: 'Você quer experimentar? Você quer provar?'”




Comentários

Postagens mais visitadas