MACHADO, amigo dos bichanos-CARTA DO GATINHO PRETO

Escritores com gatos


Quinta-feira.

D. Alba, Só agora posso pegar na pena e escrever-lhe para agradecer o obséquio que me fez dando-me de presente ao velho amigo Machado.

No primeiro dia não pude conhecer bem este cavalheiro; ele buscava-me com palavrinhas doces e estalinhos, mas eu fugia-lhe com medo e metia-me pelos cantos ou embaixo dos aparadores. 

No segundo dia já me aproximava, mas ainda cauteloso. Agora corro para ele sem receio, trepo-lhe aos joelhos e às costas, ele coça-me, diz-me graças, e, se não mia como eu, é porque lhe custa, mas espero que chegue até lá. Só não consente que eu trepe à mesa, quando ele almoça ou janta, mas conserva-me nos joelhos e eu puxo-lhe os cordões do pijama.

A minha vida é alegre. 

Bebo leite, caldo de feijão e de sopa, como arroz, e já provei alguns pedaços de carne. A carne é boa; não creio, porém, que valha a de camundongo, mas camundongo é que não há aqui, por mais que os procure. Creio que desconfiaram que há mouro na costa, e fugiram Quando virá ver-me? 

Eu não me canso de ouvir ao Machado que a senhora é muito bonita, muito meiga, muito graciosa, o encanto de seus pais.

E seus pais, como vão? Já terão descido de Petrópolis? Dê-lhes lembranças minhas, e não esqueça este jovem

Gatinho Preto.





Referências

ASSIS, Machado de. Correspondência de Machado de Assis. Reunida, organizada e

comentada por Irene Moutinho e Sílvia Eleutério. Coordenação e orientação de Sérgio

Paulo Rouanet. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2008-2015. 5t. [t. 1,

2008; t. 2, 2009; t. 3, 2011; t. 4, 2012; t. 5, 2015]

MACHADO, Ubiratan. Dicionário de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Academia

Brasileira de Letras, 2008.

MAGALHÃES JÚNIOR, Raimundo. Vida e obra de Machado de Assis. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 1981. 4v.

NASCENTES, Antenor. Tesouro da fraseologia brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro:

Freitas Bastos, 1966.

REVISTA da Sociedade dos Amigos de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Sociedade

dos Amigos de Machado de Assis, n. 3, 29 set. 1959.

SOUSA, J. Galante de. Bibliografia de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Instituto

Nacional do Livro, 1955. 



Comentários

Postagens mais visitadas