O Saber Ancestral da Mulher Negra e o Poder Curativo das Plantas Cultivadas pelos Herbicultores da Favela do Salgueiro

Por Beatriz Carvalho

Os salgueiros são árvores encantadoras.


Não é por isso que a favela carioca é assim chamada, mas faz todo o sentido do mesmo jeito. 
O Morro do Salgueiro , na Zona Norte da cidade, possui um ambiente fértil onde as mulheres da comunidade se uniram como um grupo de plantadoras de ervas. Durante o programa de urbanização do Favela-Bairro , muitas ervas que brotavam naturalmente, e que também eram cultivadas para uso medicinal e culinário, foram arrancadas para abrir caminho para pavimentação de estradas e calçadas de prédios.

Em resposta a este pequeno desmatamento, em 2019 alguns moradores acharam necessário proteger e aprender mais sobre as diversas espécies da flora do Salgueiro. Para isso, as “tias” (“tias”), como são chamadas na comunidade, contaram com a ajuda de médicos daCentro Municipal de Saúde Heitor Beltrão para coletar informações técnicas sobre os benefícios e propriedades de cada erva que cresce no morro.

Desde então, o Grupo Salgueiro Herb Growers se reúne na tradicional Padaria Caliel : uma padaria familiar inaugurada na década de 1990, onde os pais de Marcelo da Paz – hoje gerente do estabelecimento – faziam pão em casa sem nenhum maquinário. A massa, feita de trigo e fermento, era preparada em uma grande bacia, que os donos levavam para os pequenos becos e ruas estreitas cheias de seus pães e bolos para vender aos moradores. A Padaria Caliel tornou-se um polo social que abraça a cultura da comunidade .

Antes da pandemia, os horticultores realizavam reuniões mensais, mas por conta da pandemia do coronavírus , a padaria deixou de realizar encontros. Agora, eles planejam reiniciar as reuniões, seguindo as medidas necessárias de distanciamento social. Por enquanto, os membros continuaram a se comunicar virtualmente, mas o grupo está determinado. Pensando em iniciar um diálogo com as novas gerações, seu objetivo é catalogar as ervas espalhadas pela favela.

Ela era de Olinda, em Pernambuco. Havia muitas ervas em nosso jardim que sempre nos curavam. Em uma parte da comunidade, há um pomar com espécies nativas da Mata AtlânticaLevei crianças e adultos lá para replantar árvores.
As árvores frutíferas não alimentam apenas a fauna, elas também nos alimentam, e todas têm propriedades medicinais. Aqui, somos uma zona tampão do Parque Nacional da TijucaAs ervas e plantas são seres que também têm alma. 
A lição é que não teremos uma boa qualidade de vida sem eles. As ervas não são apenas capazes de gerar renda, mas também bem-estar.

O objetivo do Grupo de Ervas do Salgueiro é defender e manter viva a memória das matriarcas da favela. Eles querem mostrar a todos o potencial dos jardins de suas casas e das matas que cercam a favela. A soberania alimentar também é um ponto de discussão nas reuniões. Denise Vieira conta: “Minha mãe morreu aos 94 anos, ganhava a vida cuidando de uma creche e cuidava das crianças com as ervas da nossa horta. A creche era em nossa casa. Não havia políticas públicas para creches nas favelas em 1969. Minha mãe usava tabaco de corda com álcool para se livrar dos piolhos de todo mundo. Usávamos carvão em pó como pasta de dente para limpar nossos dentes. 

O polegar da senhora para tratar a coceira. pimenta brasileiratransformado em chá para o banho, para tratar picadas de mosquito. As lágrimas de Jó para ajudar as mães que dão à luz. Tínhamos um galinheiro e alimentávamos os galos e as galinhas com folhas. Temos até um abiu centenário ( pouteria caimito ), uma espécie da Amazônia com inúmeras propriedades medicinais. chá feito de folhas de goiabeira para tratar diarreia. Suco de limão com amido de milho é usado para limpar o intestino. Naquela época, não podíamos colocar as mãos em tantas marcas de refrigerantes. As crianças eram mais saudáveis ​​porque a comida era natural.”

Em dezembro de 2020, o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar e Covid-19 no Brasil realizou um levantamento em 2.180 domicílios em áreas urbanas das cinco regiões do país. Os resultados mostraram que em 55,2% dos domicílios os ocupantes convivem com insegurança alimentar . Apenas 44,8% dos lares tinham segurança alimentar.

A missão dos horticultores é proteger e aproveitar todas as hortaliças espalhadas pela favela. Denise Santos, coordenadora da Biblioteca Jurema Batista, localizada na Rádio Se Liga Salgueiro, reflete: “Um dia, eu estava no alto do morro e tinha uma parede inteira coberta de hortelã . Fiquei impressionado com uma quantidade tão grande da planta estar lá. Trabalhar com plantas só nos traz amor. Aprendemos mais sobre eles todos os dias. Às vezes estamos no meio de um caminho e nem sabemos o nome da planta. No momento estou reformando minha horta, mas já tenho manjericão , assa-peixe ( vernonia polysphaera ), guaco ( mikania glomerata spreng)… Eles estão chegando aos poucos, prontos para serem plantados em um local específico e são os moradores que estão doando. Um dia desses alguém me trouxe saião ( kalanchoe brasiliensis cambess ). Só podemos combater o aquecimento global se plantarmos árvores, reduzirmos a agricultura de derrubada e queimada. Precisamos plantar em vasos, em hortas, em todos os lugares, para combater o aquecimento global e a fome global, que é a face mais cruel do racismo ambiental .”

Por esse motivo, o grupo decidiu transferir todas as suas discussões para o WhatsApp, para respeitar o necessário isolamento social. Relembrando quando ingressou no Salgueiro Herb Growers Group, a forte característica presencial do projeto antes da pandemia e como eles mantinham suas atividades, ainda que remotamente, Denise Santos diz: “Entrei no Salgueiro Herb Growers Group por causa da Atitudehorta, que cuido no Salgueiro. Eu plantei ervas lá e, vendo isso, o grupo me pediu para ser um cultivador de ervas. A ancestralidade da comunidade me fascina. No passado, todos se cuidavam com ervas. Meu pai plantou muitas dessas ervas quando chegou na comunidade, mas com caminhos pavimentados e pontes, muitas se perderam.

O grupo veio resgatar essa cultura de ervas. Estávamos um pouco parados e a primeira reunião presencial durante a pandemia foi em março deste ano. É uma questão de preservação, já que quase todas as espécies estão morrendo. 

Então só encontramos alguns na floresta porque já crescem naturalmente no meio das rochas. As plantas trazem muita alegria, e não apenas em hortas, mas também em sua forma medicinal como a erva- cidreirae hortelã-pimenta. Aprendi muito com esse grupo.”

Percorremos um longo caminho

Mas não é apenas o samba e seus grandes símbolos vivos que compõem a longa trajetória dessa comunidade na Tijuca. Foi fundada em 1885 com a chegada de ex-trabalhadores dos cafezais do Vale do Paraíba, localizado entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e seus arredores. No final do século XIX, Salgueiro ainda fazia parte da Chácara do Trapicheiro. Salgueiro recebeu esse nome em meados da década de 1920 porque o comerciante português Domingos Alves Salgueiro, dono de 30 prédios na comunidade, tornou-se uma referência local. E assim o morro passou a ser conhecido como “Morro do seu Salgueiro”.

Então, os primeiros habitantes começaram a chegar do sul da Bahia , do Nordeste em geral e do interior do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Seguindo a ascendência que lhe foi passada pela avó, Tânia Cristina, 54 anos, conta como começou a cultivar ervas: “Minha avó era mineira e era filha de escravos. Ela já veio aqui com a experiência daquela época. Minha avó me ensinou a conhecer uma planta pelo cheiro. Muitas vezes vejo uma planta e não sei o que é, mas depois esfrego nas mãos, cheiro e logo me vem à mente o nome da planta. Quando eu morava com ela, não tínhamos muitos remédios farmacêuticos e usávamos cereja , erva-de-são-joão e amor-perfeito selvagem

Os anos foram passando, e como também sou praticante de candomblé , as ervas entraram pra valer na minha vida. Sempre tive um dom especial com ervas. Sempre gostei muito de plantas porque minha avó e minha mãe sempre nos mostraram seu poder. Há 25 anos, me formei como enfermeira e isso aguçou muito minha curiosidade pelo uso de plantas para curar. Não gosto de arrancar plantas. 

Às vezes encontro uma planta na rua, pego e planto aqui na minha casa. Meu filho disse que um dia ele vai ter que sair para dar espaço para as plantas. Eu disse: 'faça você mesmo'. 

Faço muitos xaropes para meus netos Arthur, Nathália e Maurício. Cuido deles desde pequenos. Quando todos aqui estão muito ansiosos, vou até minha planta de erva-cidreira e faço um chá. Há tantos arbustos que esquecemos hoje.”

Depois da Providência , o Salgueiro é uma das favelas mais antigas do Rio. Foi lá que se formou a primeira associação de moradores da cidade. Em 1934, os então 7.000 moradores de Salgueiro foram ameaçados de despejo , mas liderados pelo sambista Antenor Gargalhada [associação de moradores] saiu vitorioso da audiência judicial. Muitos de seus descendentes vivem no Salgueiro até hoje.

Meu pai era um praticante espiritual e sabia muito sobre ervas por causa de sua mãe. Durante minha infância, e quando meus filhos eram pequenos, recorríamos às ervas por necessidade, quando tínhamos febres e resfriados.

Foi assim que descobrimos o que era bom para a nossa saúde. Eu uso [esse] conhecimento até hoje. Meu filho do meio teve bronquite e minha avó nem precisou perguntar: eu só trazia as ervas. 

Na minha infância, tudo era mais difícil e nossos avós usavam ervas o tempo todo. As coisas estavam livres de pesticidas. Acho uma pena que as crianças não tenham muito tempo de contato para aprender sobre a natureza. 

Cabe a cada adulto incentivar as crianças a plantar, a colocar a mão na terra, a se envolver com a natureza. Isso chama a atenção deles para que eles comecem a se interessar e aprender sobre o poder das ervas.”

O Grupo Salgueiro Herb Growers também tem homens em sua formação original. 

As questões de gênero e ancestralidade latente são centrais para o trabalho das mulheres negras na favela. Como parte da rede do programa municipal Hortas Cariocas , os próximos passos da equipe são levar as técnicas de cultivo e colheita, e tudo que envolve o meio ambiente, para outras favelas, montar um herbário e retomar os encontros presenciais.

Reabertura com Conscientização Ambiental Pós-Vacinação

Nós nunca rejeitamos a medicina convencional. Pelo contrário, incentivamos as pessoas a irem ao médico. O grupo nos fez começar novas amizades... A amizade fortaleceu nossa conexão. Mal posso esperar para voltar aos nossos encontros presenciais, [que] são uma troca de ideias muito importante e também um momento para relaxar e ouvir uns aos outros... Espero que as pessoas se interessem mais pelo poder das ervas após o pandemia.

Durante a pandemia, eu mesmo usei ora-pro-nóbis ( pereskia aculeata) para fortalecer meu corpo. Acredito que as pessoas vão valorizar um pouco mais a natureza depois da pandemia. Nosso trabalho não é apenas muito importante dentro da comunidade, mas também por tentar disseminar esse plantio e conhecimento para outros lugares. 

É lindo quando alguém tem a curiosidade de pegar uma plantinha e perguntar o que é. Vejo o trabalho dos cultivadores de ervas como uma aspiração para não perder as delícias da natureza. Espero que passe para outras comunidades.

Peço que as pessoas plantem cada vez mais! Para que, no futuro, possamos nos beneficiar do plantio. Plantar é excelente para o nosso planeta.”

Seguindo a mesma linha de pensamento, Tânia Cristina está preocupada com a crise climáticaque está devastando continentes, e teme pela qualidade de vida do planeta para as gerações futuras: “Tenho consciência de que a natureza trabalha a nosso favor e também contra nós quando a tratamos mal. Deus nos deu tudo de graça e os homens querem tirar vantagem colocando preços [em tudo] e cobrando por plantas e vegetais que deveriam ser de graça, e ainda jogam na cara das pessoas. O Covid-19 veio para provar que a natureza manda, não são os seres humanos [no comando]. Estamos aqui de passagem e estamos destruindo o meio ambiente que deveríamos deixar para as gerações futuras. [A pandemia é] uma forma da natureza reclamar da nossa falta de cuidado com ela. Eu realmente quero que as pessoas demonstrem mais amor, que se entendam com mais frequência, porque sem a natureza não somos nada. Não somos nada sem sol, sem chuva, sem vento.

Sobre a autora: Beatriz Carvalho  é jornalista, mídia-ativista, feminista e fundadora do  Mulheres de Frente , nascida e criada em  Vilar dos Teles ,  São João de Meriti .

Sobre a artista:  Anna Paula Rodrigues é designer e ilustradora freelancer formada em design industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ ). Anna Paula – que se concentra em temas antirracistas relacionados à estética e beleza – trabalha como designer gráfica em várias ONGs do Rio de Janeiro.

Este artigo é a mais recente contribuição ao nosso projeto de reportagem de um ano, “ Enraizando o Anti-Racismo nas Favelas : Desconstruindo Narrativas Sociais Sobre o Racismo no Rio de Janeiro”. Acompanhe nossa  série Enraizando o Antirracismo nas Favelas aqui






Comentários

Postagens mais visitadas