Cogumelos orgânicos cultivados com borra de café e papelão da Starbucks: a busca de um agricultor de Hong Kong para construir um negócio sustentável

A Urban Mushroom, uma operação individual em Tuen Mun, produz atualmente cerca de 60 kg por semana de três tipos de cogumelo ostra.

O fundador Russell Kong explica como ele se estabeleceu em sua colheita preferida, como a mantém ecologicamente correta e por que ainda há muitas tentativas e erros em cultivá-las.

Por quatro anos em sua fazenda coberta, em um canto industrial desolado de Tuen Mun, nos Novos Territórios de Hong Kong, Russell Kong vem experimentando variedades de uma cultura muito específica.

Não cara, não é maconha ou qualquer coisa ilícita assim. Kong é o fundador da Urban Mushroom e está sozinho tentando colher fungos comestíveis no método mais eco-sensível possível, enquanto tenta promover um empreendimento economicamente sustentável.

Havia uma estrutura com um abrigo e uma área interna, então não é compatível com hortaliças que precisam de muita luz solar. Eu pensei, como posso utilizar a facilidade? E comecei a pesquisar cogumelos .”

Após várias rodadas de testes e pesquisas, ele decidiu que os cogumelos-ostra seriam os mais adequados para o clima e as condições de Hong Kong. Além de espaço e esporos, Kong ainda precisava de outra coisa – substrato ou material orgânico do qual os cogumelos pudessem ser colhidos.

“Você precisa de muitos resíduos agrícolas para o cultivo de cogumelos”, explica ele. “Coisas como palha e composto. Hong Kong não tem muito disso, então eu olhei para o que havia em abundância. Percebi que poderia usar borra de café e papelão para começar.

“Então, comecei a coletar borra de café, pedindo Starbucks e Pacific Coffee. Então, peguei papelão de todos os lugares, inclusive comprando de velhinhas. Levei cerca de um ano para explorar a composição certa do substrato e cultivar com sucesso alguns cogumelos.”

Existem outros produtores de cogumelos nos Novos Territórios, mas tendem a ser operações industriais. Poucos estão tentando cultivar de maneira tão orgânica quanto o Urban Mushroom.

Não só Kong está fazendo tudo sozinho, ele admite prontamente que era um novato em cogumelos quando seu germe de uma ideia começou. Mesmo agora, ele confessa que ainda há muitas tentativas e (muitos) erros.

“Após o primeiro ano, expandi de tanques experimentais para uma instalação do tamanho de uma sala. Quando as coisas ficaram relativamente estáveis, comecei a vender meus cogumelos.” No entanto, ele observa: “Na verdade, eu não diria que a produção está estável agora. Ainda tenho muitas falhas no meio, especialmente lidando com contaminação, doenças e bactérias da flutuação climática.”

Também levou algum esforço para Kong se concentrar nas espécies específicas de cogumelos-ostra para criar. Os três tipos em que ele se concentra – a ostra comum, a ostra Phoenix e a ostra dourada atraente – são os mais tolerantes ao substrato e ao clima.

“Eu tentei outras espécies de fungos como lingzhi (amplamente usado na medicina chinesa por suas propriedades de aumento de imunidade e longevidade), mas não cresce tão bem. A produtividade é significativamente menor.”

Atualmente, a Urban Mushroom produz cerca de 60 kg (132 libras) de colheita por semana. Para o Kong com mentalidade acadêmica, um desafio maior é expandir seu pensamento de apenas sustentabilidade para lucratividade.

“Demora cerca de duas semanas após a colheita para uma nova safra de cogumelos brotar. Alguns cogumelos eu desidrato para armazenamento a longo prazo, para facilitar a venda.

Os cogumelos frescos são bastante perecíveis e frágeis.

“Até mesmo enviá-lo de Tuen Mun para a ilha de Hong Kong pode ser um problema. Porque estamos tentando crescer em uma base ambientalmente amigável, não temos um sistema de controle climático rigoroso, então a produtividade flutua com o ambiente externo.

“Espero expandir de maneiras diferentes”, acrescenta. “Atualmente estou construindo uma segunda sala de cultivo para melhorar a produtividade. Se eu puder reduzir meu custo de operação, também posso torná-lo mais econômico. Porque eu não tenho que pagar aluguel, isso já facilitou muito as coisas. Mas o meu maior desafio é a minha personalidade. Estou muito acostumado a fazer tudo sozinho. Eu sou realmente uma banda de um homem só.

Kong diz que levou cerca de um ano para explorar a composição correta do substrato e cultivar cogumelos. Foto: Cogumelo Urbano

“Também estou fazendo mais atividades educativas e aulas de cultivo de cogumelos para famílias e crianças. Estou fazendo sacos de cogumelos e desenvolvendo caixas hidropônicas decorativas que as pessoas podem comprar e levar para casa para assistir e cultivar seus próprios cogumelos.”

Fonte: South China Morning Poust

Comentários

Postagens mais visitadas