O mercado de peixes da Nigéria, onde os deuses e o comércio se encontram

O mercado exclusivamente feminino, aponta uma 'mãe da riqueza' para orar por sua boa sorte - e neste país atingido pela recessão, o papel é mais importante do que nunca.




Folasade Ojikutu usa um vestido tradicional de renda branca para seu trabalho no cais da lagoa atrás do mercado Oluwo em Epe.

A pequena cidade abriga um dos maiores e mais populares mercados de peixes de Lagos - e quase todos os 300 comerciantes são mulheres. Muitos são de famílias que vendem peixes aqui há gerações, e Ojikutu, 47, é o seu “Iya Alaje”, que significa a mãe ou portadora de riqueza.

Enquanto ela passa por um pequeno santuário à beira-mar, dezenas de mulheres pescando com água até a cintura cantam e a aclamam, gritando “Aje” - em parte uma referência à deusa ioruba da riqueza. Todos os dias, centenas de pessoas viajam, às vezes por horas, para comprar peixes no mercado da Epe, como é comumente conhecido, onde o espiritual e o comercial se fundem. E os comerciantes principalmente mulheres olham para Ojikutu - que atua como um intercessor, orando por boa sorte, ao lado de gerenciar os negócios do mercado.

"As mulheres que você vê aqui, elas fazem de tudo. Quando vendemos, comemos, alimentamos nossos filhos

Bola Ajakorin, vendedor do mercado"

“Foi o Ifá [sacerdote ioruba] que me escolheu, em 2016. É ele quem escolhe o Iya Alaje”, diz Ojikutu. A maioria dos mercados em Lagos tem um Iya Alaje, ela explica, um líder de mercado que é em alguns casos escolhido por um padre, de acordo com a tradição iorubá. “No dia em que o Ifa veio, eu não estava aqui, mas ele disse a eles meu nome, minha aparência, então eles vieram e me encontraram. Eu estava em pânico, chorando. Eu não queria isso, eu via isso como um fardo. Mas as mulheres insistiram e aqui estou. ”

Na complexa paisagem religiosa da Nigéria, as combinações de religiões indígenas com o islamismo e o cristianismo são frequentemente demonizadas pelos clérigos tradicionais. No entanto, a importância duradoura das crenças religiosas tradicionais é vista em mercados como o Epe. Para Ojikutu, uma cristã de fé e muçulmana por casamento que mantém dois santuários no mercado, há harmonia em suas orações a Deus e a Aje.

“A Bíblia diz que sua fé o curará. Quando chego ao Aje, rezo por um bom favor para as mulheres. Quando chego à mesquita, oro a Deus para que nossas orações sejam atendidas. Chamamos Deus aqui. Também chamamos Deus na mesquita. Portanto, não precisamos criticar isso de forma alguma, é a nossa herança ”.

Bola Ajakorin, 57, está colocando tilápia em sacos de gelo. “Esta manhã, [Ojikutu] orou por nós. Que vamos vender, que vamos ganhar o suficiente para comer, beber, gastar, progredir ”, diz. “Ela vai orar e então gritaremos 'ajeee oooooh'.” As mulheres ao redor ecoam seu canto.

Ajakorin vende peixes em Epe há 30 anos, substituindo sua mãe, cujos pais também eram pescadores. “É nossa família estar aqui”, diz ela.

Como muitas das mulheres, ela é a principal provedora de sustento, sustentando sete filhos e seu marido aposentado.

“As mulheres que você vê aqui, elas fazem de tudo. Quando vendemos, comemos, alimentamos nossos filhos. Aqueles de nós que têm mães, pais, estamos os alimentando. Nossos irmãos. Isso é o que fazemos.

“Este trabalho tem sido ótimo para nós, mas é difícil”, diz ela, descrevendo como a maior economia da África tem sofrido nos últimos anos.

Duas recessões desde 2016, o aumento dos preços dos alimentos e o custo de vida colocaram milhões de nigerianos na pobreza . “As coisas que as pessoas compraram por 10.000 nairas [£ 18] em Lagos custam agora 20.000 ou 30.000 nairas. Tudo é caro, então as pessoas têm menos dinheiro para pescar do que antes ”, diz Ajakorin.

A Sra. Abdullahi, 54, usa uma camiseta verde e um invólucro amarelo e exibe um peixe quase tão grande quanto ela em sua tábua de cortar. “Este é até pequeno”, ela ri.

Ao longo dos corredores, mulheres cortam e carregam, algumas sentadas em cima de freezers, espiando para baixo em suas bandejas de peixe e camarão. Eles falam sobre como trabalhar no mercado está em seu sangue.

“Desde os tempos de escola, estou aqui, acompanhando minha mãe ao mercado”, diz Abdullahi. “Mandamos nossos filhos para a escola, para a universidade. E o pouco [dinheiro] que sobrou, nós usamos para nosso carro, nossa comida, nossa casa. Você conhece a situação do país. Mas conseguimos e agradecemos a Deus. ”

Abdullahi diz que as mulheres se tornaram os comerciantes dominantes porque os homens rebaixam o trabalho, vendo a pesca como mais respeitável.

“Os homens vão e matam os peixes, até as mulheres vão e matam também, mas principalmente os homens. Mas são as mulheres que compram deles. Os homens olham para isso como se fosse trabalho sujo, mas, para nós, não é trabalho sujo.

“Se eu pegar meu peixe, posso vender aqui. Posso dirigir meu carro e levá-lo para Ijora [um assentamento em Lagos], ligar para meus clientes e dizer o que há no chão - peixe laranja, rabo-amarelo, bagre, tilápia. Eu tenho essa liberdade de ir aqui e ir lá. ”

As centenas de feirantes com raízes profundas na região formam uma rede de apoio, diz Lawal Bolanle, de 50 anos, que vende peixes na Epe desde os 15 anos. “Fazemos muitas coisas”, diz ela, inclusive 'ajo' - um sistema de poupança comum, onde as pessoas colocam uma quantia mensal em um pote compartilhado e uma pessoa recebe essa quantia em rotação. “Nós damos as mãos e ajudamos uns aos outros de maneiras diferentes.

“Entre nós, há quem tenha outros negócios. Digamos uma loja. Eles vão abrir sua loja. Aí vem aqui e vende peixe, depois volta, fecha a loja e volta para casa. Mas a maioria das mulheres no mercado, nós trabalhamos e não temos mais nada.

“Algumas têm um filho, mas não têm marido. Ou um marido que está doente ou morreu. Mas aí você virá aqui, Deus fará maravilhas, você encontrará comida para comer, vai para casa cuidar dos seus filhos ”, diz Bolanle.

"Apoiamo-nos uns aos outros. Você pode encontrar dinheiro e dizer a uma mulher, aqui, pegue um pouco, fonte de peixe para vender, para se ajudar"

Lawal Bolanle

“Apoiamo-nos uns aos outros. Quando uma irmã mais velha vem aqui e diz que tem uma situação que é urgente, a gente liga rapidamente e diz: olha, não queremos que essa situação a leve para o túmulo. Você pode achar dinheiro e dizer para uma mulher, aqui, pegue um pouco, fonte de peixe para vender, para se ajudar ”, diz ela.

Oluwakemi Sanwo, 45, tem uma exibição modesta em bandejas de madeira. Ela cuidou de seus sete filhos sozinha desde que seu marido morreu de problemas cardíacos, há cinco anos. “Eu não tenho pais, minha mãe morreu, meu pai morreu. A família do meu marido parou de vir depois que ele morreu. Para meus filhos, sou eu que sou a mãe, sou eu que sou o pai. ”

As mulheres do mercado têm sido um ponto forte, diz ela. “Por exemplo, minha amiga aqui, quando ela vender muito, eles vão me dar 4.000 naira, 5.000 naira. Vou alimentar meus filhos e ficar com alguns para comprar peixes para vender. Gradualmente, as coisas estão melhorando. ”

Contas de oração islâmicas, bíblias abertas a salmos, velas embrulhadas com folhas de palmeira, são colocadas em cima de freezers e colocadas nos cantos, atrás de bandejas ou baldes de frutos do mar vivos do outro lado do mercado. Enquanto está em um santuário mantido na extremidade mais silenciosa do mercado, um sacrifício é feito em um pequeno pote de cerâmica enquanto Ojikutu se ajoelha em uma esteira para orar.

“É claro que muitos pastores, imãs, dirão que essa é uma prática maligna”, diz Ojikutu. “É o mesmo Deus que estamos adorando. Todo mundo tem um espírito. Para alguns, seus espíritos vão combinar. Aqueles com o coração limpo, que trabalham juntos, é daí que acontecem as coisas boas. É nisso que acreditamos. ”

Fonte: The Guardian 


Comentários

Postagens mais visitadas