Conheça Coco Reinarhz, o chef do Burundi que está abrindo caminho para a culinária africana

Coco aprendeu seu amor pela culinária com sua mãe e está prestes a iniciar um novo capítulo na área de alimentos.


O chef do Burundi e embaixador do TWISPER , Coco Reinarhz, está promovendo o renascimento culinário que é a cozinha africana moderna. Sua abordagem contemporânea de pratos tradicionais de todo o continente atraiu foodies de todo o mundo para seu restaurante, Epicure, em Joanesburgo - que deve reabrir em um novo local este ano. Coco acredita que uma verdadeira paixão pela culinária vem de dentro, mas para ser um grande chef requer prática, então, após uma infância passada ao lado de sua mãe em seu restaurante em Kinshasa, ele recebeu seu treinamento formal na Ecole Hotelière de la Province de Namur em Bélgica. Sua ambição é abrir restaurantes em todo o mundo para garantir um legado para a cozinha africana moderna que irá inspirar outros chefs a iniciar sua própria jornada gastronômica com a comida da qual ele tanto se orgulha.

Minha primeira lembrança de cozinhar algo sozinha foi um prato simples de panquecas na escola. Quando voltei para casa, fiz isso para minha mãe, uma chef profissional. Eu estava tentando impressioná-la e ela estava muito orgulhosa. Foi um momento que despertou minha devoção pela arte culinária.

Tudo o que minha mãe cozinhava era meu favorito, porque eu nunca a via muito. Ela estava vivendo uma vida de chef; é uma vida maluca, mas ela adorava se divertir e nunca seria uma refeição simples, ela prepararia um banquete. Ver a alegria que alguém pode criar cozinhando para outras pessoas foi o que mais me entusiasmou. Adorei o arroz com folhas de mandioca. 

Quando eu crio um prato, ele precisa dizer de onde veio. Se eu criar um prato nigeriano, alguém da Nigéria deve ser capaz de reconhecê-lo e sentir que o prato pertence a eles. O mais longe que eu vou na fusão é fazer uma fusão de comida africana, porque eu acredito que quando você faz fusão demais, isso leva à confusão. Quando você não sabe o que está comendo, não sabe onde está.

Com a culinária africana moderna, brinco com a apresentação porque não quero que fique com a aparência tradicional. Isso não significa que você compromete o sabor, a textura ou a qualidade dos ingredientes.

Quando alguém não conhece uma culinária e você vê a alegria em seu rosto ao terminar de comer, é realmente a coisa mais gratificante que pode acontecer a um chef. Gosto especialmente quando alguém diz: “Este não é o arroz jollof que minha mãe, ou minha avó ou meu pai costumavam cozinhar, isso é outra coisa”. O arroz Jollof é um prato muito famoso de arroz da África Ocidental, e vou apresentá-lo como um croquet, ou um risoto, mas feito com os mesmos ingredientes. Vou dar para alguém de Gana, Nigéria ou Senegal, e uma vez que eles experimentam, eles encontram todos os sabores e dizem: “Sim, isso é arroz jollof, mmm este é o melhor arroz jollof.” 

Quero mostrar aos jovens chefs que você pode ter sucesso sendo um chef africano e fazendo comida africana. Há uma demanda crescente por isso. A resiliência da culinária africana vem dos chefs que continuam empurrando, tentando coisas novas para elevar e divulgar a culinária da África. Esse é um dos motivos pelos quais estou compartilhando minhas recomendações no TWISPER , para ampliar a comunidade de pessoas que experimentam esses restaurantes incríveis. Estamos muito orgulhosos do que fazemos e como o fazemos.

Tive a oportunidade de assumir o controle dos pontos de venda de alimentos e bebidas na Arena Kigali na África Central. É usado principalmente para basquete e estou introduzindo a comida africana em um nível diferente. Para o público em geral, estou apresentando algo que as pessoas comem de manhã chamado Rolex, que é um chapati com ovos, talvez com um pouco de curry ou guisado, em formato de embrulho. Para eles ter a possibilidade de comer algo assim em um lugar chique como este é inacreditável. Nas caixas VIP, criei um conceito chamado Notícias da África, e ele o levará ao norte, leste, oeste e sul da África, através da comida.

Meu próximo objetivo é garantir que haja culinária africana na escola. Já estamos trabalhando com algumas escolas na África do Sul e há um evento em Genebra na Ecole Hôtelière de Genève, uma das escolas de culinária mais prestigiadas da Europa, onde ensinarei a jovens europeus sobre a culinária africana. Lembro-me que na Ecole Hotelière de la Province de Namur, na Bélgica, o melhor chef italiano seria convidado a vir e nos dar aulas de comida italiana, um grande chef chinês seria convidado, mas um chef africano nunca foi convidado. Quero que os chefs africanos estejam nesse nível.

A pandemia mostrou como a culinária pode nos unir. Comecei a fazer mais aulas online, cozinhando algo de um país e depois de outro. Muitos chefs do Instagram têm cozinhado lindas refeições em casa e perceberam que eles são muito apaixonados. Eles nunca foram chefs profissionais, mas pense, posso compartilhar isso. 

Joanesburgo é uma cidade cosmopolita, atrai o melhor dos melhores, por isso temos todos os tipos da melhor cozinha. Há três anos, quando criei o Epicure, eu disse, por que não vou totalmente africano? Eu sabia que era uma grande aposta, mas todos adoraram o conceito. Eu queria que tudo fosse de alta qualidade - é por isso que eu queria um tipo de cozinha com aparência realmente moderna. O Epicure está fechado até o próximo ano, não apenas por causa da pandemia; Na verdade, encontramos um novo lugar. Pretendo abrir restaurantes em outros países africanos e, em cinco anos, abrir em lugares como Londres, Dubai, Paris e Nova York. 

Em Joanesburgo, gosto dos pequenos restaurantes. Em Parkhurst e Greenside, há ruas com belos restaurantes pequenos. Adoro ir lá no meu dia de folga e compartilhar essas joias escondidas com minha comunidade no TWISPER . Também temos museus e o zoológico. 

Eu uso tantos ingredientes locais quanto possível ao cozinhar, mas o ingrediente que sempre é esquecido é a paixão. Podemos ter a mesma receita, mas os seres humanos não são robôs, então vamos executá-la de forma diferente. Se você tem mais paixão do que eu, isso fará com que tenha um sabor melhor - é paixão o que você come.

TWISPER  é um aplicativo social gratuito para compartilhar e descobrir recomendações positivas para restaurantes, hotéis e bares ao redor do mundo. 

O TWISPER é voltado para a comunidade, promove valores positivos e nunca vende dados do usuário.

Siga as recomendações do Chef Coco no TWISPER .



Comentários

Postagens mais visitadas