Educar para o fracasso e para a derrota. Por Pier Paolo Pasolini

“Acho que é necessário educar as novas gerações no valor da derrota. Ao lidar com isso. Na humanidade que dela emerge. Na construção de uma identidade capaz de alertar uma comunidade do destino, na qual se pode falhar e recomeçar sem afetar o valor e a dignidade. Em não ser um alpinista social, em não passar por cima dos corpos dos outros para chegar lá primeiro. Diante deste mundo de vencedores vulgares e desonestos, de prevaricadores falsos e oportunistas, de pessoas importantes, que ocupam o poder, que escondem o presente, para não falar do futuro, de todos os neuróticos do sucesso, do aparecer, do devir. Diante dessa antropologia do vencedor de longe, prefiro o perdedor. É um exercício que me parece bom e que me reconcilia comigo mesmo. Sou um homem que prefere perder a ganhar de forma injusta e cruel. Grave falha minha, eu sei. O melhor é que tenho a insolência de defender essa culpa, e a considero quase uma virtude”. -Pier Paolo Pasolini-

O poema de Pasolini: O valor da derrota [Penso que é necessário educar as novas gerações sobre o valor da derrota. À sua gestão. Para a humanidade que dela emana. Construir uma identidade capaz de perceber uma comunhão de destino, onde se pode falhar e recomeçar sem que o valor e a dignidade sejam afetados. Não se tornar um alpinista social, não passar por cima dos corpos dos outros para chegar em primeiro. Neste mundo de vencedores vulgares e desonestos, de prevaricadores falsos e oportunistas, de gente que conta, que ocupa o poder, que rouba o presente e o futuro, todos os neuróticos do sucesso, do aparecer, do devir. A esta antropologia do vencedor, prefiro muito mais a daquele que perde. É um exercício que faço bem. E reconcilia-me com o meu pouco sagrado.] Pier Paolo Pasolini (Bolonha, 5 de março de 1922 – Óstia, 2 de novembro de 1975) foi um cineasta, poeta e escritor italiano. Em seus trabalhos, Pasolini demonstrou uma versatilidade cultural única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura controversa. Embora seu trabalho continue a gerar polêmica e controvérsia até hoje, enquanto era vivo, seus trabalhos foram tidos como obras de arte segundo muitos pensadores da cultura italiana.


Por fim, não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais @elcocineroloko, para dicas, receitas, novidades: blog @sossegodaflora.blogspot.com e visite nosso Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas