Como o esnobismo ajudou a tirar o tempero da culinária europeia.


Meu pai costuma começar seus caril assando uma mistura de canela, cardamomo, coentro, erva-doce, cominho e folhas de louro. Em seguida, ele incorpora a cebola, alho e gengibre - e depois tomate e pimenta e um toque de creme.

A culinária do norte da Índia que eu cresci comendo é sobre fundir sabores distintos e díspares e acumular camadas sobre camadas de especiarias e temperos. Grande parte da culinária europeia, em contraste, é sobre combinar sabores complementares - pense em batatas com alho-poró ou vieiras com vinho branco.

Um estudo recente tentou explicar a divisão na filosofia culinária oriental e ocidental por meio de uma análise de dados bacana. Pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia em Jodhpur pesquisaram as listas de ingredientes de mais de 2.000 receitas indianas. Em seguida, eles analisaram os componentes químicos desses ingredientes, observando os compostos que, quando combinados, dão sabor aos alimentos.

Eles concluíram que o que torna a culinária indiana tão requintada é sua tendência de reunir muitos ingredientes diferentes com moléculas de sabor que não se sobrepõem.

Isso é bem diferente de como a cozinha ocidental funciona - pesquisas anteriores mostraram que ela depende do emparelhamento de ingredientes que, em nível molecular, compartilham muitos compostos de sabor semelhantes.

Embora alguns tenham elogiado a nova pesquisa por revelar o segredo do porquê da culinária indiana ser tão deliciosa, essa noção de colocar em camadas muitos sabores e especiarias contrastantes não é exclusiva da culinária indiana.

Na verdade, a maioria das cozinhas do mundo tende a seguir esse princípio, diz Tulasi Srinivas , antropóloga da Emerson University que estuda comida e globalização. E até meados de 1600, a culinária europeia era da mesma forma.

Na Europa medieval, quem tinha dinheiro para isso temperava generosamente seus ensopados com açafrão, canela, cravo e gengibre. O açúcar era onipresente em pratos saborosos. E a alta cozinha europeia, até meados dos anos 1600, era definida pelo uso de sabores complexos e contrastantes.

“A verdadeira questão, então, é por que o rico e poderoso Ocidente - com acesso sem precedentes a especiarias de suas colônias - tornou-se tão obcecado por essa compreensão singular de sabor”, diz Srinivas.

A resposta, ao que parece, tem tanto a ver com economia, política e religião quanto gosto.

Alta cozinha e o preço da pimenta

Na Idade Média, as especiarias eram muito caras , o que significava que apenas a classe alta podia comprá-las. Mas as coisas começaram a mudar quando os europeus começaram a colonizar partes da Índia e das Américas.

"As especiarias começam a chegar à Europa", explica Krishnendu Ray , professor associado de estudos de alimentos na Universidade de Nova York. "O que antes era caro e exclusivo passou a ser comum."

Servir guisados ​​com temperos ricos não era mais um símbolo de status para as famílias mais ricas da Europa - até mesmo a classe média podia se dar ao luxo de apimentar sua comida. "Portanto, a elite recuou com o aumento da popularidade das especiarias", diz Ray. "Eles mudaram para uma teoria estética do sabor. Em vez de infundir os alimentos com especiarias, eles disseram que as coisas deveriam ter o mesmo sabor. A carne deveria ter o mesmo sabor, e qualquer coisa que você adicionar serve apenas para intensificar os sabores existentes."

A mudança começou na França, em meados dos anos 1600, acrescenta Paul Freedman , professor de história da Universidade de Yale. “Foi uma forma de exibir também a riqueza das províncias francesas”, diz Freedman.

O resto da Europa logo adotou esse novo estilo. "É uma redefinição do que é elegante", diz Freedman. "É meio que - na moda - por um tempo ter mais babados, mais joias estava na moda. Mas então alguém disse que um vestido preto básico com algumas pérolas é muito melhor."

Uma mudança filosófica

As ideias europeias sobre dieta e medicina também começaram a mudar no século XVII.

"Na Idade Média e na Antiguidade, a Europa tinha uma teoria dos humores semelhante à filosofia médica da Índia", diz Rachel Laudan , historiadora de alimentos e professora visitante da Universidade do Texas, em Austin.

Tanto os indianos quanto os europeus acreditavam que certas energias circulando dentro do corpo afetavam tanto a saúde geral quanto o humor. E comendo os alimentos certos, as pessoas acreditavam que poderiam equilibrar essas energias corporais.

"Então, por exemplo, se você fosse lento e letárgico, poderia se animar comendo temperos quentes", explica Laudan. "Mas se você fosse impetuoso, gostaria de comer mais sabores refrescantes."

Com a ascensão do protestantismo na Europa, surgiu outra teoria : que a digestão é uma questão de fermentar os alimentos. "Agora, a teoria era que você deseja comer vegetais frescos e verduras, e ervas frescas que podem ser rapidamente assimiladas pelo corpo porque fermentam facilmente".

Com essa nova forma de pensar, as especiarias perderam seu valor medicinal. Não é que os europeus rejeitassem totalmente os ingredientes saborosos, diz Laudan. "É que eles começaram a usar um conjunto diferente de ingredientes."

E houve outra mudança, diz Laudan: "Houve uma mudança na natureza dos molhos."

“Os molhos indianos - e muitos molhos pelo mundo - são basicamente purês com sabores e temperos”, diz ela. "Na Europa, eles preferem molhos à base de caldo de carne."

Para chefs indianos e asiáticos, o molho ou curry era a estrela. Na Índia, os jainistas - e muitos hindus - não comem carne. E, em geral, a maioria dos indianos acreditava que a carne era impura e deselegante, então o objetivo era, em parte, encobrir a carnosidade da carne infundindo-a completamente com especiarias.

“Na Europa, a carne era considerada o componente mais forte e forte de uma refeição”, observa Laudan, e os chefs queriam que ela brilhasse. Então eles começaram a cozinhar carne em molhos à base de carne, para intensificar seu sabor.

O Paladar Moderno

Em grande medida, o movimento em direção a pares de sabores mais sutis foi permanente. E os resultados dessa mudança foram ótimos. A gastronomia francesa há muito é valorizada como o epítome da expressão culinária (embora sua supremacia não seja mais um dado ).

Mas os traços da maneira mais antiga e medieval de cozinhar ainda permanecem na culinária ocidental.

"Pense em um molho de churrasco - muito medieval", diz Ken Albala , professor de história da culinária na Universidade do Pacífico, em que é doce e azedo e cheio de uma variedade de especiarias e aromas. "Gostamos de sabores contrastantes."

No século passado, os ocidentais adotaram algumas idéias asiáticas sobre especiarias e contraste também. Depois de colonizar a Índia, os britânicos desenvolveram um gosto pelo curry que ainda não abalaram. Os britânicos costumam servir suas batatas fritas com molho de curry. E o frango tikka masala - uma versão anglicizada de um curry do norte da Índia - é tão popular no Reino Unido que, em 2001, o secretário de Relações Exteriores britânico, Robin Cook, declarou que era o prato nacional da Grã-Bretanha.

A análise de big data é interessante, observa Albala, mas não conta toda a história.

“O que foi feito até agora é muito superficial”, escreve ele por e-mail. "E não leva em conta todas as razões culturais, sociais, econômicas e políticas pelas quais as pessoas comem o que comem."


Comentários

  1. Respostas
    1. FUI CURADO DO VÍRUS DO HERPES SIMPLEX PELO DR WATER, O GRANDE HERBALISTA. 🌿☘️
      Estou muito feliz em compartilhar este testemunho com o mundo porque geralmente há muitas dúvidas sobre a cura do vírus HERPES simplex. Isso é sério, leve a sério, meu nome é HENRIETTE AMUNAZO e fico muito feliz por hoje poder dar esse testemunho para o mundo e também ajudar pessoas que já foram condenadas como eu. Quem vai acreditar que uma erva pode curar o HERPES completamente do corpo? Nunca acreditei que isso iria funcionar, gastei muito dinheiro conseguindo medicamentos no hospital para suprimir surtos, chegou a um tempo que tudo o que eu queria era morte por vir porque eu estava falido e já tenho fortes surtos do vírus do herpes. Um dia eu estava navegando na internet fazendo perguntas online apenas para saber mais sobre os últimos desenvolvimentos no setor médico para ver se ainda havia esperança, então me deparei com um post sobre este grande homem chamado DR WATER através de um amigo online que publicamente fez um testemunho sobre como ela também foi curada do vírus herpes simplex 2 por este médico herbalista que é bem conhecido por sua forte e antiga prática à base de ervas para curar HERPES, HIV, VERRUGAS e CÂNCER. No começo eu duvidei da mulher e do médico, assim como muitos que vêem este post duvidariam porque, do ponto de vista médico, foi provado ser impossível, mas depois decidi dar uma chance a ele, então enviei um e-mail para ele. Não acreditei muito nele, só queria dar uma chance a ele. Ele respondeu meu e-mail e precisava de algumas Informações sobre mim, então eu mandei para ele, ele preparou um fitoterápico (CURE) e mandou através do Serviço de Courier Online para entrega. Ele deu meus dados ao Correio. Disseram-me que vou receber a embalagem de 3-5 dias e após recebê-la tomei o remédio prescrito por ele no final dos 13 dias que durou o remédio, ele me disse para ir ao hospital para fazer um exame, e eu fui, surpreendentemente depois do teste o médico me confirmou Herpes simplex virus free, pensei que era uma piada, fui a outros hospitais e também foi confirmado herpes free, direi que foi como um milagre. Esperei para ver se terei novamente surtos e já faz 2 meses que não tive nenhum surto. Obrigado senhor por salvar minha vida, mesmo que você não possa ver este post, eu nunca vou parar de testemunhar o impacto que você causou na minha vida ao restaurar a minha vida quando eu era estigmatizado e até evitado pela família e amigos. Eu prometo que sempre testificarei de suas boas obras. se você tem vírus herpes simplex, paciente com HIV, diabetes, vírus do papiloma humano ou verrugas genitais, entre em contato com ele e tenho certeza de que ficará curado, contate-o através de:
      email: Drwaterhivcurecentre@gmail.com
      ou Ligue / whatsapp: +2349050205019
      ESTAS SÃO AS COISAS QUE DR WATER É
      ESPECIALIZADO
      . HERPES
      . HIV / AIDS
      . CÂNCER
      . VERRUGAS GENITAIS
      . PEDRAS NOS RINS
      . ÚLCERA
      . HEPATITE B & C
      . DESORDEM DA TAXA DE PORTO
      . DIABETES
      . CÂNCER DE PROSTRAÇÃO
      . FIBRIOD, CISTO
      . INFERTILIDADE [MARIDO OU MULHER]

      Excluir
    2. Tantos avanços tecnológicos, e eles ainda não conseguem descobrir a vacina eficaz contra HIV, Câncer, Diabetes, Herpes? E as vacinas Covid19, isso é mesmo eficaz? ... Eles gastam todos os recursos pesquisando e produzindo armas para matar mais pessoas. Mais avanços na ciência médica e menos produção de armas são o caminho a percorrer, e isso tornará o ser humano um ser verdadeiramente inteligente. Aconselho as pessoas a começarem a buscar uma cura alternativa para suas doenças, como raízes e ervas naturais, em vez de colocar todas as suas esperanças nesses cientistas que parecem priorizar as armas de destruição em massa aos medicamentos vitais para salvar vidas. A medicina natural à base de ervas pode ser tudo de que você precisa para se livrar daqueles seus problemas de saúde ou doenças recorrentes para os quais esses cientistas se recusaram a fornecer soluções. Eu usei medicamentos fitoterápicos naturais do Dr.Water para curar várias pessoas, onde esses medicamentos falharam, o fitoterápico Dr.Water fez o trabalho sem esforço. Não podemos continuar a viver com HIV, Diabetes, Herpes, verrugas genitais, câncer, hepatite B, até que eventualmente tirem nossas vidas porque nosso cientista não conseguiu encontrar a solução certa, quando existem curas herbais muito eficazes para todas essas doenças e você nem precisa gastar muito dinheiro para obter esses remédios. Por enquanto estou recomendando apenas o fitoterápico Dr.Water para quem estiver interessado, este é o WHATS-APP dele: +2349050205019. ainda existem outros bons remédios de ervas por aí, sim, cansei alguns também, mas o do Dr.Water é o que eu confirmei ser o mais eficaz de todos eles.

      Excluir
    3. Tínhamos tudo o que queríamos como família, exceto boa saúde. Tive de fazer isso para o benefício daqueles que ainda duvidam da eficácia dos medicamentos fitoterápicos genuínos, assim como meu pai duvidou no momento em que recebi a notícia de que o Dr.WHITE fora capaz de curar o vírus do herpes. Ao contrário de mamãe, papai é um (RACISTA) que nunca acreditou que algo bom pudesse vir da raça negra. Eu era linda e aventureira, mas quando tive a infecção de herpes se espalhando em meu corpo como uma grande fogueira em um momento em que meu pai estava lutando contra o HIV, foi como uma nuvem negra cobrindo minha família. Por muitos anos sofri dores e vergonha. Decidi navegar na internet por uma cura alternativa que me levou ao Dr. WHITE whatsapp +2349091844595 um poderoso, mas humilde, fitoterapeuta e curandeiro que prometeu me curar e manteve suas palavras. Este homem é outro papai de uma nação diferente. No começo eu estava cético, perguntei a ele tanto perguntas relevantes quanto irrelevantes, mas ele foi paciente para provar que meus médicos e meu pai estavam errados, que disseram que não havia cura. Haven fez todos os arranjos; ele preparou e enviou a cura para mim através do serviço de correio expresso que recebi na porta. Em 2 semanas de uso de sua cura, meus sintomas desapareceram e eu estava bem de novo, embora a receita fosse para um mês. Tudo graças ao Dr. White, que colocou integridade e simpatia humana acima das coisas materiais. Eu tinha lido muitos testemunhos daqueles que se beneficiaram com os medicamentos do Dr. WHITE, isso realmente me levou a escrever para ele, mas hoje, estou livre de herpes e papai é HIV negativo, vi meu caso e me convenci a usar a cura à base de ervas. Agradecimentos celestiais ao Dr. WHITE por restaurar nossa alegria. Ligue para o Dr. White para saber sobre HIV, Herpes, Hepatite, Infertilidade, Diabetes e Cura do Câncer. Saúde
      Email / DRWHITETHEHIVHEALER@GMAIL.COM

      Excluir
  2. Estamos oferecendo um programa de investimento onde você pode ganhar 5 vezes o seu investimento em 7 dias, por exemplo, você investe R$ 500 em 7 dias você recebe R$ 11.500 É 100% genuíno e os pagamentos são enviados para sua carteira bitcoin imediatamente após a negociação Pare de cair em golpes e comece a ganhar um bom lucro com a ajuda de um trader profissional envie um dm agora +1(252)285-2093 OU Email: andersoncarlassettrade@gmail.com para começar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas