Charles Darwin sobre a escravidão.

 #DARWINCOMUNISTA

"O dia passou deliciosamente", escreveu no diário que levou a bordo. "Delícia, no entanto, é um termo vago para exprimir os sentimentos de um naturalista que, pela primeira vez, se viu perambulando por uma floresta brasileira."


Em terra firme, o jovem cientista gostava de embrenhar-se pelas matas úmidas e coletar bichos, plantas e rochas. A cada novo porto onde o Beagle atracava, Darwin enviava suas amostras, desidratadas ou conservadas em álcool, aos cuidados de seu tutor, John Henslow, em Londres. Ao todo, catalogou mais de 5,4 mil peças, entre espécies fósseis e espécimes preservados.

Ao chegar no Brasil e ver de perto a escravidão, Darwin escreveu esse relato:

“Perto do Rio de Janeiro, minha vizinha da frente era uma velha senhora que tinha umas tarraxas com que esmagava os dedos de suas escravas. Em uma casa onde estive antes, um jovem criado mulato era, todos os dias e a todo momento, insultado, golpeado e perseguido com um furor capaz de desencorajar até o mais inferior dos animais. Vi como um garotinho de seis ou sete anos de idade foi golpeado na cabeça com um chicote (antes que eu pudesse intervir) porque me havia servido um copo de água um pouco turva… E essas são coisas feitas por homens que afirmam amar ao próximo como a si mesmos, que acreditam em Deus, e que rezam para que Sua vontade seja feita na terra! 

O sangue ferve em nossas veias e nosso coração bate mais forte, ao pensarmos que nós, ingleses, e nossos descendentes americanos, com seu jactancioso grito em favor da liberdade, fomos e somos culpados desse enorme crime.”

Na Bahia, a estadia foi relativamente curta: 18 dias. Tempo suficiente para Darwin testemunhar uma tromba d'água, sofrer um corte no joelho — que lhe deixou de molho por seis dias — e brincar de carnaval pelas ruas de Salvador. Bem, brincar não é exatamente a palavra.


Hospedado no Hotel do Universo, no antigo Largo do Theatro (atual Praça Castro Alves), Darwin teve, no dia 4 de março de 1832, uma segunda-feira de Carnaval, a infeliz ideia de passear pela cidade.


Infeliz porque um dos passatempos dos foliões era arremessar "bolas de cera cheias de água", apelidadas de "limões de cheiro", nos incautos transeuntes. De quebra, ainda lambuzavam suas roupas com sacos de farinha. "Difícil manter nossa dignidade", resmungou, em seu diário.

(Charles Darwin, A Viagem do Beagle)


Via Sociedade Científica

Comentários

  1. Eu sou Unai Martinez. Obrigado ao DR WATER por seu bom trabalho. Finalmente existe uma cura para o diabetes. Não é uma droga farmacêutica, mas um produto herbal natural muito seguro que restaura a capacidade do seu corpo de controlar naturalmente seus próprios níveis de glicose no sangue de volta ao normal. Tenho lutado contra o diabetes tipo 2 há 12 anos, antes de um amigo me levar ao DR WATER. Ele disse que poderia curar qualquer doença, mas eu nunca acreditei. Eu apenas decidi tentar. Eu o contatei naquela noite, felizmente para mim, ele estava online. Ele disse que sim, poderia me curar, mas mais uma vez eu não acreditei, até pensei que era uma farsa. Mas eu fui tentar. Ele fez algumas perguntas sobre minha saúde e eu forneci a ele tudo o que ele precisava. E alguns dias depois, recebi uma ligação da UPS para vir buscar alguns produtos fitoterápicos da DR WATER. Não posso acreditar que depois de usar esses produtos fitoterápicos, fiquei curado e não consigo parar de contar às pessoas sobre essa experiência. Quando fui ao hospital para check-up, meu médico estava
    surpreso e ele até pediu o e-mail do DR WATER DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM, que eu dei a ele e tenho dado a muitas pessoas. Esta é realmente uma solução genuína para o diabetes que estou compartilhando aqui, não aqueles tratamentos médicos muito caros.
    tratamento ou uso ao longo da vida de suplementos diabéticos. Se você precisa deste produto à base de plantas, entre em contato com ele agora. Ele ainda pode te ajudar em outras doenças como:
    1, hepatite
    2, HIV
    3, Herpes ou qualquer doença de pele
    4, asma
    5, verrugas genitais HPV
    6, Câncer
    7, Úlcera
    8, Clamídia
    9, telhas
    10, Esclerose
    11, Artrite
    12, Miomas, infertilidade, cistos ovarianos, abortos freqüentes, ejaculação precoce.
    Você também pode contatá-lo em seu
    whatsapp +2349050205019.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas