Ingredientes humildes criam um prato italiano digno de orgulho.

Por Phil Masturzo

Um bom amigo me contou sobre o programa da CNN chamado "Stanley Tucci em busca da Itália". Eu peguei o episódio recente em que Tucci foi para a Sicília. Muito do show era sobre cozinhar com ingredientes humildes. 

Isso me lembrou de outro bom amigo, Sal Ferrante. Conheci Sal em York, Pensilvânia, enquanto trabalhava para o York Daily Record. Ele era dono de um restaurante chamado Bel Paese, que significa "lugar lindo" em italiano. Nunca conheci ninguém com mais paixão pela comida italiana do que Sal. 

Em uma de minhas viagens à Sicília, lembro-me de passar a manhã com Ferrante, acompanhando-o em uma viagem de colheita. Fomos verificar uma garagem cheia de carros de corrida italianos antigos de um cara que era dono de uma concessionária Ferrari.

Ferrante e a maioria dos italianos não tomam café da manhã. Eles simplesmente param para um expresso quando a bateria acaba. Eu me diverti checando todos os carros antigos; no entanto, meu estômago ficava me lembrando que estávamos perigosamente perto da hora do almoço. Eu estava na Itália, na bela ilha da Sicília, um dos céus gastronômicos da Mãe Terra. Eu não iria perder duas refeições em um dia. Não nesta viagem. 

Finalmente chegamos à casa de Ferrante em Palermo. Sempre fico com um pouco de fome quando chega a hora do almoço. Ferrante começou a me mostrar um Fiat 500 que está em cima dos quarteirões de sua garagem. Ele comprou e estava mandando consertar por um amigo. Enquanto ele estava me dando os detalhes desta mini carruagem italiana, notei Ferrante arrancando ervas daninhas de debaixo de uma tangerina. 

Sal Ferrante vê um Fiat sendo consertado em sua garagem em 31 de janeiro de 2005, em Palermo, Sicília.


Ferrante continuou falando sobre aquele maldito carro enquanto continuava puxando uma pilha enorme de ervas altas. 
Enquanto isso, eu estava ficando com fome. Eu estava pensando que é melhor fervermos um pouco de água do macarrão - e pronto!

"Podemos encontrar um galão de Roundup para cuidar dessas ervas daninhas depois do almoço." Pelo menos é o que eu estava pensando. 

Comecei a notar que Ferrante, que nasceu em Castelvetrano, estava cortando as ervas daninhas, algumas com cardos de meia polegada, em pedaços de cinco centímetros. Eu precisava saber.

“O que você está fazendo?” Perguntei ao meu amigo.

Nunca em um milhão de anos eu acreditaria na resposta.

“Estou fazendo o almoço”, disse Ferrante. 

"Vamos, cara", eu disse. "O que você está fazendo?"

Eu obtive a mesma resposta. 

Meu amigo italiano percebeu minha frustração e explicou que sua avó Caterina costumava levar as crianças pelo campo para procurar alfaces selvagens, ervas e até caramujos depois que chovia. As crianças costumavam seguir atrás com sacos de papel para a avó encher.

"Ela era uma mestre em encontrar e cozinhar essas coisas", disse Ferrante.

Os verdes para este prato foram encontrados crescendo debaixo de árvores cítricas que estão por toda a ilha da Sicília. Caterina ensinou-lhes quais plantas eram comestíveis. 

Conversei com Sal na semana passada, como sempre faço, por telefone. Rimos sobre aquele dia. Ele se lembra vividamente.

“Não são ervas daninhas,” ele rapidamente corrigiu. “Na Sicília, temos milhares de plantas comestíveis. O máximo do mundo. "

O rico solo e clima vulcânico da ilha é o lugar ideal para cultivar alimentos maravilhosos.

“Temos qualquer coisa selvagem”, disse Ferrante.

Brócolis selvagem. Funcho selvagem. Endívia selvagem. Você ferve e frita com alho e sente o sabor da serra, explicou ele com paixão. 

Aliás, a “erva daninha” é chamada de borragem. Chamei de erva daninha porque parecia a última coisa no mundo que poderia ser comestível. 

Sal Ferrante explica os detalhes de uma planta de borragem comestível em 31 de janeiro de 2005, em Palermo, Sicília.Em Palermo, Sal Ferrante explora todas as potencialidades das plantas tradicionais locais.

Quando finalmente nos sentamos para almoçar, ele serviu o farto prato de lentilhas com macarrão quebrado e borragem cozida. Foi fantástico! Até as ervas daninhas têm um gosto bom na Itália. 

Uma planta de borragem selvagem em Palermo é realmente comestível, apesar dos cardos.Achei que era a coisa mais legal de todas. Este foi um prato que você nunca encontrará em nenhum restaurante. Foi uma forma de sobrevivência para Ferrante e sua família.

“Foi algo a fazer com o que você tinha deixado em casa”, explicou ele. Os italianos guardavam os pedaços de espaguete quebrados até que tivessem o suficiente para fazer uma sopa simples ou um prato de massa. Agora, as empresas de massas alimentícias fabricam massas quebradas para venda. 

Muitas receitas fantásticas foram resultado da pobreza e de ingredientes simples.

“Algumas pessoas podem fazer uma refeição de sete pratos com uma batata”, disse Ferrante. "Isso é o que eles tinham."

Nesta época do ano, meu padrinho, Vince Ninni, iria procurar por dentes-de-leão jovens selvagens em um campo distante para fazer salada. Ele estava no céu depois de voltar de colher aquelas plantas irritantes.

Infelizmente, o Peninsula Ramp Up foi cancelado este ano. O festival anual homenageia o alho-poró selvagem conhecido como rampa. 

página do grupo no Facebook postará informações sobre as datas em abril, quando "Ramp Diggers" estará vendendo rampas limpas para comer e plantar.

Eu adoraria ouvir de alguém que possa ter uma receita semelhante com ingredientes humildes. 

Fonte: Akron Beakon Journal

Comentários

Postagens mais visitadas