Diretor da Berlinale explica relação entre a culinária e o festival BERLINALE

O diretor da Berlinale, Dieter Kosslick, fala sobre o projeto Cinema Culinário, que une as paixões pela gastronomia e pela sétima arte e apresenta uma série de filmes relacionados ao tema comida. 
















Como surgiu o interesse pela culinária? 

Dieter Kosslick: Eu venho do sul da Alemanha, então é óbvio que tenho um contato com comida. Porque lá a mãe cozinha todos os dias, o que é algo que hoje em dia não acontece mais com tanta frequência. 
No sul da Alemanha, comida é um tema corriqueiro. Em Baden e em Wüttemberg, os grandes temas são a comida e o tempo. E limpeza, claro. 
Eu sempre fui confrontado com bolos e pães – na nossa casa havia uma padaria. Minha mãe me deixava lá pela manhã, quando ia para o trabalho, e me pegava à tarde. 
Eu fui praticamente criado na padaria. 
Mas foi 20 anos depois, como estudante, que eu comecei, aos poucos, a me ocupar com comida. Eu tive a sorte de conhecer em Munique, como estudante, o senhor Siebeck, o grande crítico gastronômico. 
Na companhia dele visitei e testei os novos restaurantes estrelados dos chefs Witzigmann e Koch. 
E foi lá que eu conheci uma cozinha completamente diferente. 
E eu também me ocupei com comida quando trabalhei como redator na revista Konkret. 
Lá as coisas seguiram numa direção completamente diferente, porque eu, pela primeira vez, fiquei sabendo como os conglomerados do setor alimentício agem. 

Você também mudou para o outro lado do fogão, passou a mexer propriamente com os ingredientes? 

Sim, mas eu não sou um desses malucos que cozinham por hobby. Agora tem uma revista, chamada Beef, direcionada para esse público-alvo maluco, de pessoas que ganham 5 mil euros por mês e gastam 6 mil euros numa faca, apesar de eles não serem capazes de cozinhar nada. 
Eu não pertenço a esse grupo. 
Eu também não tenho uma cozinha de milhares de euros. Mas é algo que simplesmente acontece quando a pessoa começa a se ocupar de ingredientes e de outras coisas relacionadas à comida e à bebida, então acaba-se aprendendo essa bela arte. 
Eu não tive que aprender tudo do começo. 
Eu conhecia isso da minha mãe, que também deixou sua coleção de receitas. 
Então isso não é algo novo, também não é a paixão da minha vida, mas eu gosto de cozinhar e gosto de fazer isso com meu filho e meus colegas da Berlinale. 
Nós cozinhamos juntos e isso é um passatempo coletivo muito agradável. 

Na Berlinale você conseguiu unir a culinária e o cinema... 

Sim, isso levou bastante tempo. Eu e meu amigo Thomas Struck, que agora dirige o projeto Cinema Culinário, queríamos evitar de qualquer maneira criar um reduto de gourmets, do tipo que enche a barriga e passa a noite discutindo se 80 graus é a melhor temperatura para as beterrabas serem cozinhadas a vapor... Isso nós não queríamos. 
Nós queríamos fazer algo com cinema, e também com a filosofia que encontramos no Slow Food, uma organização internacional que se preocupa com boa comida. 
Estamos no quarto ano consecutivo do projeto e alcançamos mais ou menos o que queríamos. 
Nós mostramos filmes que dão apetite e são divertidos. 
Há uma relação entre cinema e gastronomia. 
É preciso pensar não apenar nos filmes mais famosos, como A Comilança, há outros exemplos... É claro que há essa relação, filmes que usam a gastronomia no seu roteiro, do ponto de vista dramatúrgico. Mas há também outra relação. Há muitos processos que são muito semelhantes no cinema e na gastronomia. 
É preciso escolher os ingredientes com cuidado. É preciso ter uma receita. É preciso cozinhar bem. É preciso saber vender, fazer marketing. É preciso ter um público instruído quando se quer vender algo bom. Esse é um nível. 
Na cozinha, é preciso muita precisão, é preciso manter o ritmo. Também um cardápio deve ter uma certa composição, assim como um filme. 
Também num metanível há uma relação entre boa comida e os filmes de um festival. Na verdade ambos lutamos por diversificação e também por variedade. Há muitas cozinhas diferentes e muitos festivais diferentes. Há muitas cozinhas regionais e muitos cinemas regionais. Um festival de cinema não é nada além de uma luta pela biodiversidade. Ou seja, queremos mostrar os filmes mais variados durante dez dias – e não dez filmes em todos os cinemas do mundo. 
Autor: Jochen Kürten (np)

























A 67th Berlin Festival Internacional de Cinema (Internationale Filmfestspiele Berlim), mais conhecido como Berlinale, será realizada de 9 a 19 de fevereiro de 2017, e como nas edições anteriores, terá uma seção dedicada à do cinema culinário. Isto é muito mais jovem do que o festival, porque este ano o décimo é comemorado primeira edição, mas é considerado um que desperta mais interesse, para filmes, documentários e outros mostram a realidade em muitos tópicos relacionados à alimentação no mundo, não apenas sobre a obtenção em cozinhas e conhecer os grandes chefs, questões políticas e culturais também são abordados, entre outros. Bem, o programa é chamado Culinary Cinema Berlinale 2017 , as datas de celebração são de 12 a 19 de Fevereiro, o tema escolhido é "Passion Food ', segundo o diretor do festival, Dieter Kosslick, porque a paixão (e sua domínio) é o que impulsiona o trabalho dos cozinheiros e também os realizadores dos filmes. 

O programa inclui a exibição de onze filmes e documentários com várias estreias mundiais, como já disse, vai se concentrar em alimentos, cultura e política. Em além de filmes, o festival Berlinale culinária também inclui um evento gastronômico despertou ainda mais interesse, e é o que permite desfrutar da cozinha de alguns dos principais chefs que oferecem jantar para cerca de 200 pessoas que criam um menu inspirado filmes . Este ano, os chefs oferecem jantares são o espanhol Eneko Atxa Restaurante Azurmendi, de Alexander Koppe Restaurant SkyKitchen (Berlim), restaurante homônimo de Tim Raue (Berlim), Sebastian Frank Horváth (Berlim) e Christian Lohse de Fischers Fritz ( Berlim), e como de costume, jantares serão oferecidos em Gropius Espelho Restaurant. Eneko Atxa ser responsável pela abertura do festival de culinária com documentário intitulado ' Alma ', dirigido por José Antonio Blanco e Angel Parra. O papel Azurmendi chef em este ações de cinema com o chef japonês Jiro Ono, e , portanto, propõe ao espectador uma viagem culinária do País Basco , Catalunha, Paris e Japão. O filme mostra a complexidade por trás haute cuisine, uma reflexão sobre a tradição e avant - cozinha garde, e depoimentos de outros grandes chefs como Carme Ruscalleda, Martin Berasategui, Joël Robuchon, Seiji Yamamoto, Yukkio Hattori, bem como diretor internacional Guia Michelin, Michael Ellis. Dentro da seção de cinema culinário, as projeções são classificados de acordo com o formato no qual documentários apresentando, assim, que seguem os jantares de degustação de menu chefs e palestras fazem parte de Filme, Food & Talk. Como mencionado, o primeiro é Eneko Atxa, e em dias consecutivos Documentários Alexander Koppe (Shumanns Bargesprache), Tim Raue e Jeong Kwan (Tabela do Chef), Sebastian Frank (Andre - The Voice of Wine) será exibido Christian Lohse (Monsieur maionese) e Florian Kliem & restlos Glücklich (Teatro de vida). Teatro da Vida , dirigido por Peter Svatek, é o documentário Massimo Bottura, cozinheiro chefe do mundo 's Best Restaurant 2016 na lista dos 50 Melhores Restaurantes em Mundo (50 melhores restaurantes do mundo). Este documentário mostra o trabalho desenvolvido na cozinha de sopa instalados em um teatro abandonado, tornar-se uma cantina, onde preparados com alimentos desperdiçados nos pavilhões do World Expo Milan 2015. Junto com Massimo Bottura aparecem outros grandes chefs que emprestaram o seu apoio, como Ferrán Adrià, Alain Ducasse, Joan Roca, René Redzepi, Luca Fantin, Yoshijiro Narisawa ou Alex Atala, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas